Qual a relação entre o estrogênio e a osteoporose?

Qual a relação entre o estrogênio e a osteoporose?

Resumo: O osso é um tecido conjuntivo mineralizado cuja homeostase está sob a influência de diversos fatores sistêmicos e locais. Entre os fatores sistêmicos, sabe-se que o estrógeno é um hormônio que inibe a reabsorção óssea e, por essa razão, tem sido amplamente utilizado no tratamento e na prevenção da osteoporose.

Qual a relação entre a menopausa e a osteoporose?

Nas mulheres, a menopausa é um fator que aumenta as chances de adquirirem a osteoporose. Isso é intensificado por causa do desequilíbrio hormonal desse período, que resulta principalmente na queda da produção de estrógeno. Esse hormônio funciona, entre outras coisas, como uma proteção natural aos ossos da mulher.

Qual é a relação dos estrógeno e da testosterona para o crescimento do osso?

O estrogênio claramente modula a remodelação óssea, e ambos, estrogênio e androgênio, inibem a reabsorção óssea e estimulam o aumento da formação de osso, embora o estrogênio possa ter um papel dominante na inibição da reabsorção óssea.

Como o estado hormonal influência na osteoporose?

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno - hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade — ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.

O que caracteriza a osteoporose?

A osteoporose é uma condição clínica associada à diminuição da massa óssea (da densidade do osso), o que se traduz em uma maior fragilidade dos ossos. Em outras palavras, os ossos ficam mais sujeitos a fraturas. No Brasil, ocorrem aproximadamente 2,4 milhões de fraturas devido a osteoporose.

Como podemos classificar a osteoporose?

A osteoporose pode ser primária (idiopática) ou secundária. A forma primária é classificada em tipo I e tipo II. No tipo I, também conhecida por tipo pós-menopausa, existe rápida perda óssea e ocorre na mulher recentemente menopausada.

Quais são as articulações comprometidas pela osteoporose?

Além do fêmur, são alvos comuns da fratura por osteoporose a coluna, o quadril, o antebraço e o úmero (próximo à região do ombro). O envelhecimento é, sem dúvida, um dos principais responsáveis pela doença, considerada hoje o segundo maior problema de saúde pública no mundo, atrás apenas dos males cardiovasculares.

Quais são os principais tipos de osteoporose?

Existem dois tipos principais de osteoporose:

  • Osteoporose primária.
  • Osteoporose secundária.

Qual a relação da vitamina D com a osteoporose?

A vitamina D é essencial para o tratamento da osteoporose, pois ela promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos.

Qual a importância da vitamina D na prevenção da osteoporose?

De grande importância para a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, a vitamina D é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos e a prevenção de doenças como o raquitismo na infância e a osteoporose.

Como a vitamina D ajuda na prevenção da osteoporose?

A exposição ao sol, nos horários corretos, propicia a sintetização dessa vitamina e, consequentemente, a prevenção de problemas ósseos, como raquitismo e osteoporose. A prevenção da osteoporose se dá durante toda a vida, por meio da prática de atividades físicas, da alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D.

Como o exercício físico ajuda na prevenção da osteoporose?

A prática de atividade física é indicada como adjuvante no tratamento e prevenção contra a osteoporose, pois protege e estimula os ossos. O exercício promove a manutenção de um peso corporal adequado – evitando, assim, complicações nos ossos decorrentes do sobrepeso – e permite o fortalecimento ósseo.