Como é o ciclo reprodutivo das briófitas?

Como é o ciclo reprodutivo das briófitas?

A reprodução das briófitas apresenta a forma assexuada, por fragmentação do corpo e produção de gemas, e a forma sexuada, dependente da água e por alternância de gerações. ... Sexuada: esse tipo de reprodução depende da presença de água e ocorre por alternância de gerações, em um ciclo haplonte-diplonte.

Porque as briófitas e pteridófitas dependem da água para a reprodução?

Briófitas e pteridófitas ainda dependem da água para a reprodução, pois como os seus anterozóides (gametas masculinos) são flagelados, eles precisam de um meio aquoso para se deslocarem até o arquegônio e fecundarem a oosfera (gameta feminino).

Quais características fazem das briófitas ainda ter uma grande dependência da água para sobreviver?

As Briófitas Estando divididas em musgos, hepáticas e antóceros, são as plantas mais primárias que encontramos em um ambiente, sendo estas altamente dependentes de umidade principalmente para a reprodução e sombra, uma vez que não apresentam estruturas de defesas contra a desidratação.

Por que as briófitas mesmo vivendo em ambiente terrestre são tão dependentes da água para sobreviver?

Resposta. Resposta: As briófitas vivem em ambientes úmidos, pois dependem da água do meio ambiente para a fecundação. ... As briofitas porque os anterozóides precisam de locomoção so possível em meio liquido e também porque eles naum tem agentes polinizadores.

Qual a principal característica das hepáticas dos Antóceros?

Resposta. Explicação: Ela é avascular, sendo assim ela necessita estar perto de água, o que limita seu crescimento.

Qual a principal características das hepáticas dos Antóceros e de grande parte dos musgos que limita seu crescimento em altura?

A) qual a principal característica das hepáticas, dos antóceros e de grande parte dos musgos, que limita o seu crescimento em altura? As briófitas, que incluem os vegetais conhecidos como hepáticas, antóceros e musgos, crescem formando extensos tapetes, geralmente em hábitats úmidos.

Como se denomina as fases Haploide e Diploide E o que produz cada uma delas?

Na fase diploide, observa-se um indivíduo produtor de esporos denominado de esporófito; na fase haploide, é possível verificar a presença de um organismo capaz de produzir gametas, ou seja, um gametófito.

O que é um Arquegônio?

Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides. ... Quando o gameta feminino está maduro, as células centrais do colo desintegram-se e formam um fluido que permite a passagem do gameta masculino.

Como ocorre a fecundação *?

Nos seres humanos, a fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra o ovócito, popularmente chamado de óvulo. Esse processo ocorre na tuba uterina, uma parte do sistema reprodutor feminino. ... Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina.

Como surge e como é a semente gimnospermas?

As sementes originam-se a partir da fecundação da oosfera (gameta feminino), contido no óvulo. Em gimnospermas, o zigoto produzido forma o embrião, que permanecerá envolvido por um tecido nutritivo do gametófito feminino. ... Essas sementes desenvolvem-se sobre os esporófilos, que são folhas relacionadas à reprodução.