O que aconteceu nos anos 90 no Brasil?

O que aconteceu nos anos 90 no Brasil?

No Brasil. Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. ... O Ministro da Fazenda que implementou o Real, Fernando Henrique Cardoso, se elegeria presidente por duas vezes seguidas naquela década, ganhando sua reeleição após mudar a Constituição.

Quem governou o Brasil na década de 90?

Após este episódio, setores indecisos da sociedade optaram por Collor, que ganhou as eleições no segundo turno e tomou posse no mês de março de 1990. Com Itamar Franco como vice, o governo de Collor iniciou com medidas que causaram controvérsia e deixaram os eleitores extremamente insatisfeitos.

O que ocorreu no Rio de Janeiro em 1990?

A década de 1990 caracterizou-se por um lento processo de retomada do crescimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro. ... Estudos nesse sentido abordam frequentemente a existência de inchaço populacional no Rio, como em outros grandes centros urbanos.

O que aconteceu na economia nos anos 90?

A economia brasileira do início dos anos 90 estava num momento muito delicado, com alta inflação crônica, baixos índices de crescimento do produto, péssima distribuição de renda, uma enorme dívida externa a pagar, dada a frustrante saga dos anos 80.

Como as pessoas viviam na década de 80?

Os anos 80 foram muito marcantes! Quem viveu essa época, com certeza, nunca esquece. Quem ainda não era nascido certamente reconhece a estética dessa fase. Os cabelos eram ousados, as músicas empolgantes, o cinema, então, trouxe clássicos que nunca saem de moda.

Qual o nome dos presidente que já passou no Brasil?

Lista de presidentes do Brasil
PresidenteEleição
Primeira República Primeira República (República Velha: República da Espada e República Oligárquica) (15 de novembro de 1889 a 24 de outubro de 1930 – 40 anos, 11 meses e 9 dias)
21Juscelino Kubitschek1955
22Jânio Quadros1960
23Ranieri Mazzilli-
53 more rows

Qual era a função da cidade do Rio de Janeiro?

A cidade de inspiração portuguesa e católica foi fundada sobre um pilar: a necessidade de exteriorizar o domínio de Portugal contra as ações dos estrangeiros e dos índios. Era a segunda nas terras da América portuguesa, depois de Salvador, sendo Estácio de Sá seu primeiro governador.

Por que a cidade do Rio de Janeiro se chama?

Sobre o “sobrenome” Rio de Janeiro, a história é a seguinte: pela história oficial, quando os portugueses aportaram na Baía de Guanabara, no primeiro dia de 1502, acharam se tratar de um grande rio. ... Eram os chamados “cariocas”, termo que até hoje distingue os nativos da capital dos demais fluminenses.

Mais tópicos