O que é o transtorno de personalidade borderline?

O que é o transtorno de personalidade borderline?

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.

O que significa a sigla TPB?

Esse distúrbio psiquiátrico afeta até 6% da população e aumenta o risco de suicídio. Conheça a doença, seus sintomas e tratamento. Estima-se que 6% da população mundial sofra do transtorno de personalidade borderline (TPB), uma doença caracterizada pela intensa instabilidade emocional.

O que é TPB na psicologia?

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é um transtorno mental classificado no DSM-V — Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais — que apresenta uma série de sintomas que podem ser agrupados em 4 áreas principais: Instabilidade emocional (ou desregulação emocional)

Porque o borderline se isola?

O borderline se sente incompleto, ou seja, seu self ainda não está constituído, consequentemente surgem as vivências de vazio e falta de sentido de vida. Isso se dá pelo ambiente não suficientemente bom na infância. Desta forma, o ambiente é importante, pois promove a relação entre as pessoas.

Porque a pessoa se isola?

O ser humano passa a maior parte do seu tempo de vida acompanhado por outras pessoas. Mas, para muitas delas viver cercado de muita gente por várias horas pode trazer insegurança, competição desenfreada e medo, e tudo isso aumenta a carga de estresse. Como fuga, o indivíduo procura o isolamento.