É correto dizer a gente somos?

É correto dizer a gente somos?

Estas duas formas - a gente e nós - estão corretas e existem na língua portuguesa. Nós é um pronome pessoal reto que indica um grupo e a gente é uma locução pronominal com valor semântico de nós.

Qual é o certo a gente vai ou a gente vamos?

Não é uma questão simplista de certo e errado. Num texto mais cuidado, escrito com uma linguagem mais formal, não devemos usar nem uma nem outra: o melhor é dizer NÓS VAMOS.

Vai fazer ou vamos fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". ... A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo FAZER for o principal: "Já DEVE FAZER duas horas que ela saiu"; "VAI FAZER dois meses que ele viajou".

É correto falar nós vai?

Talvez não, “nós vai” pode não ser gramatical para muitos falantes escolarizados, como por exemplo, se um indivíduo foi criado num ambiente onde ele quase nunca ouve “nós vai”, mas sim “nós vamos” ou “a gente vai” ele possivelmente nunca vai falarnós vai”.

É correto dizer a gente?

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

Quando se pode usar a palavra agente?

Agente deve ser utilizado para designar o sujeito da ação, uma pessoa que age ou realiza uma operação. Pode ser considerado um sinônimo de gestor, espião, investigador, entre outros. O termo não sofre variação de acordo com o gênero. Ou seja, é sempre da mesma forma, independente de se referir ao feminino ou masculino.

Como se escreve vem com a gente?

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Vai ou vão sair?

Apesar de “vão” ser mais comum, as duas construções estão corretas. “Vão” é a conjugação do verbo ir no presente do indicativo enquanto “irão” é conjugação do verbo ir no futuro do presente. Conforme falamos acima, “irão” e “vão” são palavras (verbos) que existem na nossa Língua Portuguesa.

É correto falar vou estar fazendo?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Quando se usa nós é nós?

Nos ou nós: qual a diferença?
  1. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração.
  2. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.
  3. Nos é um pronome pessoal oblíquo átono, assumindo a função de objeto direto ou objeto indireto da oração.

É correto dizer Para maiores informações?

Tamanho. Informação não tem tamanho. Então, não pode ser maior, nem menor. Logo, o correto é: “para mais informações, entre em contato”, pois a ideia que se deseja passar é que a pessoa poderá encontrar informações adicionais ou complementares em outro espaço.

O que o autor quer dizer quando se refere a a gente ou se?

A expressão a gente é semanticamente equivalente ao pronome pessoal reto nós e gramaticalmente equivalente ao pronome pessoal reto ela, devendo assim o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular. Exprime um sujeito indeterminado, ou seja, as pessoas que falam (nós) ou as pessoas em geral (todos).

Qual a diferença entre agente e há gente?

A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação. Há gente: Substituição à expressão existem pessoas.

Qual a diferença entre a gente e agente?

Perceba que embora a palavra A GENTE escrita separadamente expresse uma ideia de plural (a ideia de nós) o verbo deve ser empregado no singular. ... Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto...