Qual é a diferença entre relâmpago raio e trovão?

Qual é a diferença entre relâmpago raio e trovão?

A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.

O que é relâmpago e o que é o raio?

De uma forma bem simples podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem.

O que vem primeiro raio relâmpago e trovão?

Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som. ... A distância de um raio em relação ao seu observador pode ser estabelecida através da contagem dos segundos entre o relampejo e o trovão.

O que provoca raios relâmpagos e trovões?

Normalmente, raios ocorrem nas cúmulos-nimbos, as nuvens acinzentadas e chuvosas. Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.

Qual a diferença entre raio relâmpago e trovão Yahoo?

o raio é uma descarga elétrica produzida entre as nuvens e o solo, o relâmpago é a descarga visível, que apresenta trajetórias sinuosas e com ramificações irregulares, e o trovão são as ondas sonoras, o barulho.

É possível ouvir o trovão antes de enxergar o relâmpago?

A explicação é bem simples. Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo (quase 300.000 Km/s) no vácuo, o som se propaga no ar a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.

O que você sabe sobre raios e trovões?

Raios e trovões: são duas coisas diferentes. Raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência de sua polarização, que ocorre após ou antes uma tempestade. ... Como eles se movem muito rápido, também se aquecem, gerando barulho, no caso, o trovão.

Qual é a velocidade de um raio?

Em geral, as primeiras cargas elétricas que iniciam a descarga se propagam a uma velocidade média de 400.000 km/h.

Qual a diferença entre raio relâmpago e trovão Brainly?

Resposta: O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem. ... E os trovões, também chamados de trovoadas, nada mais é do que o barulho a gente escuta, fenômeno sonoro, muitas vezes assustador.

Qual é a diferença entre raio relâmpago e trovão Brainly?

o raio é uma descarga elétrica produzida entre as nuvens e o solo, o relâmpago é a descarga visível, que apresenta trajetórias sinuosas e com ramificações irregulares, e o trovão são as ondas sonoras, o barulho.

Qual a função de um relâmpago?

A descarga elétrica do relâmpago faz com que o N2 reaja com o oxigênio do ar, formando óxidos de nitrogênio. Estas moléculas, ainda usando a energia do relâmpago, são hidratadas com vapor d`água e viram nitrito. ... Processo sem nenhum microorganismo, só com a ajuda dos relâmpagos!

Quantos tipos de raio existem?

Em termos gerais, existem dois tipos de relâmpagos: relâmpagos na nuvem e relâmpagos no solo. Relâmpagos no solo podem se originar dentro da nuvem Cumulonimbus (relâmpago nuvem-solo) ou no solo (relâmpago solo-nuvem). Mais de 99% dos relâmpagos no solo são relâmpagos nuvem-solo.