O que é um crime vago explique e exemplifique?

O que é um crime vago explique e exemplifique?

Como visto, crime vago nada mais é que aquele delito em que o sujeito passivo é alguém indeterminado, que atinge uma coletividade. Ou seja, quando o crime é praticado contra entidades sem personalidade jurídica, como a família ou sociedade. Um exemplo de crime vago é a ocultação de cadáver (art. 211, CP).

Quais são os crimes vagos?

Os crimes vagos, também chamados de multivitimários ou de vítimas difusas, são aqueles que possuem como sujeito passivo uma coletividade, sem personalidade jurídica, como o delito da perturbação de cerimônia funerária (art. 209 do CP), de violação de sepultura (art. 210 do CP), entre outros.

O que é crime de mão própria?

Crimes de mão própria são aqueles que só podem ser cometidos diretamente pela pessoa. O falso testemunho (mentir depois de ter se comprometido a dizer a verdade em um processo) é um exemplo: só o Huguinho pode cometer o perjúrio se foi ele quem jurou dizer a verdade.

O que é um crime preterdoloso?

O crime preterdoloso, também chamado de crime híbrido, está previsto no artigo 19, do CP com a seguinte redação: Art. ... No crime preterdoloso, o agente pratica um crime distinto do que havia projetado cometer, advindo resultado mais grave, decorrência de negligência, imprudência ou imperícia.

O que é um crime de tendência?

Crime de tendência interna transcendente (ou crime de intenção) é aquele em que o sujeito ativo quer um resultado dispensável para a consumação do delito. O tipo subjetivo é composto pelo dolo e por elemento subjetivo especial (finalidade transcendente).

Qual a diferença entre crime próprio e de mão própria?

O crime próprio, por sua vez, é o crime que exige uma qualidade especial do sujeito; qualidade esta exigida no próprio tipo penal. ... O crime de mão própria é o crime cuja qualidade exigida do sujeito é tão específica que não se admite co-autoria.

O que é preterdoloso exemplo?

Exemplo de crime preterdoloso Veja o caso do crime de lesão corporal seguida de morte. O agente comete o crime de lesão corporal e a vítima acaba falecendo em consequência da agressão sofrida. ... Nessa situação, estamos diante de um crime preterdoloso.

Quais os elementos do crime preterdoloso?

O que se entende por crime preterdoloso? - Toriel Angelo
  • a) Conduta dolosa direcionada a determinado resultado (dolo no antecedente).
  • b) Provocação de um resultado culposo mais grave que o desejado (culpa no consequente).
  • c) Nexo causal.

O que é crime de tendência intensificada?

O delito de tendência intensificada é aquele em que, para se tipificar o fato, é necessário conhecer a intenção do agente. Logo, o fato será considerado como crime a depender do animus do agente, diante da conduta apresentada.

O que é delito de tendência interna transcendente?

Crime de tendência interna transcendente (ou crime de intenção) é aquele em que o sujeito ativo quer um resultado dispensável para a consumação do delito. O tipo subjetivo é composto pelo dolo e por elemento subjetivo especial (finalidade transcendente).

Quais são os crimes mais comuns no Brasil?

  • O crime que mais prende no Brasil é o tráfico de drogas (28%), seguido de roubo (25%), furto (13%) e homicídio (10%). ...
  • Com unidades superlotadas, a atual taxa de ocupação do sistema prisional é de 167% e o deficit de vagas chegou a 250,3 mil no Brasil — número próximo ao de presos provisórios, de 249,6 mil.

Quais são os crimes do direito penal?

1) Crimes Comuns: É o que pode ser praticado por qualquer pessoa (lesão corporal, estelionato, furto). É definido no Código Penal. 2) Crimes Especiais: São definidos no Direito Penal Especial. ... 3) Crimes Próprios: São aqueles que exigem ser o agente portador de uma capacidade especial.