Qual foi a importância de Platão para a filosofia?

Qual foi a importância de Platão para a filosofia?

No período antropológico, que começou por meio das ideias de Sócrates, Platão teve uma participação preponderante em razão da teoria idealista, além de ter sido um biógrafo de excelência de Sócrates. O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico.

Qual era o pensamento de Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...

Qual a sociedade ideal para Platão?

Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular. Essas três classes alegavam ele, permanecerão em larga medida inalteradas graças à hereditariedade, mas testes especiais iriam promover algumas pessoas e rebaixar outras.

O que é reflexão para Platão?

Assim, refletir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece, e dessa forma, a filosofia não é um pensar qualquer, é uma reflexão de caráter radical, ou seja, profunda.

Por que o pensamento de Platão é importante até hoje para o mundo?

Platão contribuiu de forma significativa para o pensamento humano ao elaborar obras em que discutiu temas de importância por meio de diálogos, o que, por si só já é um importante legado pois celebra a necessidade da troca, da interação, da comunicação e do embate inteligente de ideias.

Qual a importância de Sócrates e Platão para a filosofia?

Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia em uma direção mais ética e politica, Sócrates foi um filósofo de tamanha relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos.

Qual é o verdadeiro nome de Aristóteles?

Aristóteles (em grego clássico: Ἀριστοτέλης; romaniz.: Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

Qual a época de Aristóteles?

Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macedônia (então sob influência grega e onde o grego era a língua predominante), filho de um médico. Aos 17 anos foi enviado à Academia de Platão, em Atenas, onde estudou e produziu filosofia durante 20 anos.

Qual foi a obra mais importante de Voltaire?

As principais obras de Voltaire: Édipo, 1718. Mariamne, 1724. La Henriade, 1728.

Quem foi Jean Jacques Rousseau e suas principais obras?

Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.

O que ocorreu quando Platão morreu?

Asegunda viagem de Platão foi fracassada, pois ele não consegue realizar seus intentos junto a Dionísio II. ... Platão morreu em 348 a.C. (ou 347 a.C.), cerca de dez anos antes de Felipe da Macedônia conquistar a Grécia.

Como era a sociedade para Platão?

A Sociedade Ideal e a República de Platão Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo.

O que o filósofo Platão pensava sobre a política?

Platão acreditava que nem todas pessoas poderiam exercer a política, apenas os mais sábios. Ele era contra a democracia e acreditava que as pessoas se guiavam pelo senso comum, eram ignorantes. Portanto, se uma pessoa quisesse ser um bom guia para o povo, deveria estudar muito.

Mais tópicos