O que é sulco mediano posterior?

O que é sulco mediano posterior?

O sulco intermédio posterior localizado entre o sulco lateral posterior e sulco mediano posterior. Ocorre apenas na extensão da medula cervical.

O que é a fissura mediana anterior?

Um sulco profundo (fissura mediana anterior) corre na face ventral da medula espinal. Sua correspondente dorsal é o relativamente plano sulco mediano posterior. Lateralmente de cada lado da fissura mediana anterior os sulcos anterolaterais marcam a saída das raízes anteriores.

O que é Intumescencia cervical?

Os nervos espinhais que saem pelas vértebras recebem o nome das vértebras, por exemplo, os nervos torácicos saem entre as vértebras torácicas. As duas regiões dilatadas recebem o nome de intumescência cervical e lombar.

Quantos segmentos medulares existem?

Existem 31 segmentos – 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. No entanto esta segmentação não é visível, apresentando-se toda a estrutura como um contínuo longitudinal com dois alargamentos (intumescência cervical e intumescência lumbossagrada) e uma terminação caudal (cone medular).

O que são Funículos Cite quais são?

Funículo (do latim funicŭlu-, «cordel», «pequena corda») é a designação dada em diversos ramos da biologia e da biomedicina, especialmente na anatomia de diversos grupos biológicos e na morfologia vegetal, a estruturas de ligação finas e filiformes que liguem partes de um órgão ou um órgão a uma estrutura de suporte.

O que é um segmento espinal?

SEGMENTOS MEDULARES - parte da medula espinal de onde partem as radículas ou filamentos radiculares anteriores (motores) e posteriores (sensitivos) que entram na formação de um único nervo espinal.

O que são Intumescencias cervical e lombar?

A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. A intumescência cervical estende-se dos segmentos C4 até T1 da medula espinhal e a intumescência lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 até L1 da medula espinhal.

O que é e como se forma à cauda equina?

Um ramo de nervos que se estende para baixo, a partir da parte inferior da medula espinhal, até os ossos das vértebras e pelo osso na base da espinha (sacro). Este ramo é chamado de cauda equina, que significa o rabo do cavalo em latim, pois se parece a ele.

O que é uma Intumescencia?

Significado de Intumescência Característica do que está inchado, inchação, tumefação: intumescência do baço. Etimologia (origem da palavra intumescência). Intumescer + ência.

O que são as vias aferentes?

O que é uma via aferente e uma via eferente nervosa? R: Existem receptores, que captam os impulsos nervosos, as vias aferentes levam esses impulsos nervosos até o Sistema Nervoso Central, após esse processo, o sistema nervoso central, manda uma “ mensagem” como resposta, essa mensagem é levada pela via eferente.

O que são Decussações e onde ocorrem?

Designação de qualquer zona ou região do sistema nervoso onde as fibras nervosas provenientes de um lado se cruzam com as fibras do lado oposto.

Como é dividido os segmentos medulares?

Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral.

O que é um nervo espinhal?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

O que causa síndrome de cauda equina?

A síndrome da cauda equina ocorre quando o feixe de nervos que se estende da parte inferior da medula espinhal é comprimido ou danificado. A causa mais comum de síndrome da cauda equina é um disco com hérnia.

Como se dá a formação da cauda equina?

A formação da cauda equina se dá no momento em que as últimas grossas raízes dos nervos espinhais lombossacrais são arrastadas pelo rápido desenvolvimento longitudinal das vértebras e da coluna como um todo.

O que se entende por cauda equina?

Um ramo de nervos que se estende para baixo, a partir da parte inferior da medula espinhal, até os ossos das vértebras e pelo osso na base da espinha (sacro). Este ramo é chamado de cauda equina, que significa o rabo do cavalo em latim, pois se parece a ele.

Por que a medula espinhal apresenta as Intumescências cervical e lombar?

Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar. respectivamente. A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas.