Qual o significado das diferentes modalidades da educação informal formal e não formal?

Qual o significado das diferentes modalidades da educação informal formal e não formal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

O que é a educação formal?

A educação formal É aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. A educação formal tem um espaço próprio para ocorrer. ... Ou seja, a educação formal preocupa-se mais com o aprender a conhecer, ficando em segundo plano o aprender a fazer. A educação formal é metodicamente organizada.

Quais são as características da educação formal?

A Educação formal é a educação desenvolvida na escola. Ela conta com espaços, objetivos, cronogramas e planejamentos determinados ou seja, é a educação entre quatro paredes, aquela que se aprende dentro da sala de aula, é passada por profissionais competentes e com objetivos claros.

O que é educação formal exemplos?

O ensino formal é realizado dentro de instituições educacionais de forma oficial. Por exemplo, em colégios, escolas e universidades. A educação formal se baseia no cumprimento de um programa, ela tem objetivos pedagógicos específicos e métodos de avaliação determinados.

Quais são as principais diferenças entre a educação formal e a educação informal de 1 exemplo de cada situação?

A educação formal tem como seu ambiente de ensino a escola, onde há um currículo definido e é organizada , com diretrizes e critérios educacionais. ... A educação informal é tudo aquilo que aprendemos de forma espontânea, não há um currículo, local ou professores.

O que é a área formal e não formal?

Para o autor o campo de educação formal tradicionalmente é referido à escola, enquanto o campo não formal diz respeito a “atividades que ocorriam à margem das escolas, mas que reforçavam a aprendizagem escolar, nas bibliotecas, no cinema, no esporte, na arte” (FÁVERO, 2007.

Qual o objetivo da educação formal?

Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, ...

Como funciona a educação não formal?

A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.

Quais são as principais características da educação não formal?

A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.

O que é educação não formal exemplos?

é aquele tipo de educação sistematizada e organizada, porém com flexibilidade quanto ao tempo e espaço que podem ser utilizados para esta educação. ... São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.

O que é a educação informal?

A educação informal é composta por todos os serviços educacionais oferecidos juntamente com ou em complemento à educação formal, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no sistema de educação, bem como aqueles que estão em continuidade escolar ou mesmo aqueles que abandonaram a educação formal em ...

Qual o objetivo da educação informal?

A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se freqüenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.

Qual a diferença entre a educação formal e não formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

O que é um ambiente não formal?

Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem.

O que é educação formal para Libâneo?

A educação formal é “aquela estruturada, organizada, planejada intencionalmente, sistemática. Nesse sentido, a educação escolar convencional é tipicamente formal” (LIBÂNEO, 2010, p. 88).

Porque a escola é chamada de educação formal?

A educação com reconhecimento oficial, oferecida nas escolas em cursos com níveis, graus, programas, currículos e diplomas, costuma ser chamada de educação formal. É uma instituição muito antiga, cuja origem está ligada ao desenvolvimento de nossa civilização e ao acervo de conhecimentos por ela gerados.

Pode-se considerar espaços de educação não formal?

Assim, a educação não-formal pode ser definida como a que proporciona a aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em espaços como museus, centros de ciências, ou qualquer outro em que as atividades sejam desenvolvidas de forma bem direcionada, com um objetivo definido (1).

Quais os tipos de educação não formal?

A educação não formal acontece em formações oferecidas por ONGs, treinamentos e capacitações profissionais, cursos livres, programas educacionais para jovens (formação de liderança), programas de intercâmbio, workshops de desenvolvimento pessoal, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quais são as características e como se dá a implantação da educação não formal?

A educação não-formal vai além do assistencialismo. Visa ao desenvolvimento de valores, acreditando que a aprendizagem se dá por meio das práticas sociais, respeitando as diferenças existentes para a absorção e elaboração dos conteúdos implícitos ou explícitos no processo ensino e aprendizagem.

O que se entende por educação não formal?

A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.