O que é um quesito impertinente?

O que é um quesito impertinente?

Impertinentes, pois, são todos os quesitos que sugerem a fuga da realidade, buscando em conjecturas apoiar teses das partes litigantes.

O que são quesitos pertinentes e impertinentes?

Quesitos Pertinentes e Impertinentes Os primeiros têm por objetivo esclarecer as questões técnicas contábeis. Os impertinentes abordam, geralmente, aspectos não relacionados com que se debate nos autos do processo, ou então, são perguntas que buscam do perito a opinião fora de sua competência legal.

O que são os quesitos da perícia contábil?

Os quesitos são questionários básicos feitos pelas partes ou pelo magistrado para o desenvolvimento da prova pericial. Para Ornelas (2011) são perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito contábil.

Quais são os quesitos no laudo pericial?

Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.

O que são quesitos e quesitos suplementares?

Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. 425 - Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares.

Quais são os tipos de quesitos?

O que são espécies de quesitos periciais?
  • I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
  • II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
  • III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
  • IV – QUESITOS PRELIMINARES.
  • V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
  • VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
  • VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.

O que são os quesitos suplementares?

Os quesitos suplementares por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no Art.

O que são quesitos indeferidos?

426, I, do Código de Processo Civil, compete o Juiz indeferir quesitos impertinentes”. “Pertencem a essa natureza os despropositados, impróprios ao fim a que se destinam, restritos como são a situar a perícia no âmbito das questões suscitadas pelas partes”.

O que é o objeto da perícia contábil?

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade, perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis. Essa análise é realizada mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

O que são quesitos explique?

Quesitos são os elaborados pelas partes para obtiverem respostas, esclarecimentos sobre o laudo pericial. Isto é, a parte requer ao juiz que mande intimar o perito e o assistente técnico para comparecerem à audiência, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos.

O que são os quesitos que devem ser submetidos à perícia?

De acordo com o sentido teleológico empregado pelo legislador, quesitos são inquirições, questões essenciais, ou seja, pontos específicos que o ator processual deseja submeter ao crivo do conhecimento técnico do profissional então nomeado para a realização da prova pericial.

Quais tipos de quesitos?

O que são espécies de quesitos periciais?
  • I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
  • II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
  • III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
  • IV – QUESITOS PRELIMINARES.
  • V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
  • VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
  • VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.

Como apresentar quesitos suplementares?

Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária. Parece-nos, data máxima, que os QUESITOS SUPLEMENTARES devem ser feitos pelos advogados da parte, DEPOIS de tomarem conhecimento do LAUDO PERICIAL apresentado pelo Perito do Juiz.

Quem elabora os quesitos?

Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.

Como fazer quesitos suplementares?

As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. O escrivão dará à parte contrária ciência da juntada dos quesitos aos autos.

Pode apresentar e indeferir rejeitar quesitos?

Apresentados os quesitos pelas partes, o juiz os analisará podendo, de ofício ou a requerimento, indeferir os que reputar impertinentes. ... Além dos quesitos das partes já deferidos, no laudo o perito deverá responder também os quesitos eventualmente formulados pelo juiz (art. 470, II, CPC).

O que é o objeto da perícia?

Trata-se do objeto ou objetos a serem periciados nos autos, do qual o Perito será especialista no assunto, conforme o art. 465 do CPC/2015. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. ...

Qual é o objetivo da perícia?

Entende-se que o objetivo precípuo da perícia é de restabelecer e restaurar a paz social por meio de um processo dialético, isto é, mostrando a verdade de um fato a uma ou mais pessoas que a busquem, o que se materializa através do laudo pericial.

O quê quesitos suplementares?

Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. ... Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária.”

O que vem a ser quesitos suplementares?

Os quesitos complementares eram utilizados pelas partes para pedir explicações aos peritos quanto às dúvidas existentes a respeito do laudo, na época do antigo CPC. ... Dando, assim, mais corpo ao laudo como prova, a qual o perito deseja ser indiscutível.