Quantas são as vértebras torácicas?

Quantas são as vértebras torácicas?

Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

O que caracteriza a vértebra torácica?

As vértebras torácicas típicas possuem como principais características: 1) presença de um corpo de tamanho médio; 2) forame vertebral de forma circular e pequeno diâmetro; 3) processos espinhosos longos e com inclinação inferior e; 4) as fóveas costais superior e inferior no corpo vertebral (que se articulam com a ...

Quais são as vértebras torácicas?

Vértebras torácicas são os doze segmentos vertebrais (T1-T12) que compõem a coluna torácica. Essas estruturas têm muito pouco movimento porque estão firmemente presas às costelas e ao esterno (esterno). As 24 vértebras pré-sacrais permitem o movimento e, portanto, tornam a coluna vertebral flexível. ...

Quais são as características gerais de uma vértebra?

As vértebras são estruturas ósseas, e possuem um plano estrutural comum, com pouquíssimas variações. Como já dito anteriormente, elas compõe a coluna vertebral, e apresentam mobilidade suficiente para permitir movimentos limitados.

Quais são as três características de uma vértebra típica da coluna vertebral?

Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. ... Os processos vertebrais são pontas ósseas que saem das lâminas. A vértebra apresenta três porções básicas: corpo, arco e processos vertebrais. → Qual é a função da coluna vertebral?

O que são Foveas?

Significado de fóvea Escavação, buraco, depressão, cova. Designação de diversas depressões ósseas e cartilaginosas do corpo humano e animal.

Onde fica localizada a coluna torácica?

A coluna torácica é a região mais longa da coluna e também é a mais complexa. Conectando-se à coluna cervical acima e à coluna lombar abaixo, a coluna torácica corre da base do pescoço até o abdômen. É a única região da coluna vertebral ligada à caixa torácica.

Onde fica a vértebra C7?

O conjunto dessas vértebras forma a coluna vertebral cervical. A primeira vértebra cervical, o atlas, liga-se ao osso occipital e é responsável pela sustentação do crânio; a última vértebra cervical, chamada "C7", está acima da primeira vértebra torácica, "T1".

Quais os elementos anatômicos de uma vértebra?

Com exceção da 1ª e 2ª vértebras cervicais, atlas (C1) e áxis (C2), respectivamente, todas as vértebras possuem 7 elementos básicos:
  • Corpo;
  • Processo Espinhoso;
  • Processo Transverso;
  • Processos Articulares;
  • Lâminas;
  • Pedículos;
  • Forame Vertebral.
11 de jul. de 2019

Quais são as características da Atlas vértebra cervical?

É uma vértebra cervical atípica, pois além de não possuir processo espinhoso, não há corpo vertebral. É também a mais larga vértebra cervical e, além disso, possui tubérculos anterior e posterior, o que nenhuma outra vértebra tem.

O que é uma vértebra típica?

As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.

O que é a fóvea costal?

O que mais evidentemente diferencia estas vértebras das outras são as fóveas costais, que são locais de articulações sinoviais entre as costelas e as vértebras. ... Normalmente há seis fóveas para cada vértebra, quatro no corpo vertebral e duas no processo transverso.

Como diferenciar as vértebras por região?

A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...

O que pode causar dor na coluna Toracica?

A dor na região torácica, entre as escápulas, também pode ser decorrente de bloqueios de mobilidade ou sensibilidade das articulações vertebrais proveniente de diversas causas. Como por exemplo, traumas, movimentos repetitivos, sobrecargas, alterações posturais disfuncionais, má ergonomia, tensões, etc.