Quais são as orientações nutricionais para diabetes?

Quais são as orientações nutricionais para diabetes?

Consuma diariamente legumes e verduras (3 a 5 porções) no almoço e jantar. Prefira as versões integrais dos pães, torradas, biscoitos, arroz e massas e consuma com moderação; Prefira os alimentos fonte de boas gorduras: azeite de oliva, abacate, castanhas, salmão.

O que orientar ao paciente diabético em relação a sua nutrição?

Realize 5 a 6 refeições diárias, evitando “beliscar” alimentos entre as refeições e permanecer longos períodos sem se alimentar. Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, biscoitos recheados, sucos em pó e balas, preferindo aqueles sem açúcar como os diet, zero ou light.

Quais as orientações de enfermagem para o paciente diabético?

Prestar cuidados de enfermagem ao paciente diabético hospitalizado, monitorar frequentemente a glicemia capilar (principalmente nos casos de estresse extremo, como por exemplo, nos pré e pós-operatórios), coletar dados do paciente sobre o esquema terapêutico que utiliza em domicílio e sempre registrar informações no ...

O que é bom para diabetes descompensada?

10 dicas simples para controlar a diabetes
  1. Registrar os valores de açúcar no sangue. ...
  2. Reduzir o consumo de certas frutas isoladamente. ...
  3. Evitar o consumo de doces. ...
  4. Reduzir o consumo de álcool. ...
  5. Não ficar mais de 3 horas sem comer. ...
  6. Manter o peso ideal. ...
  7. Eliminar o uso do cigarro. ...
  8. Controlar a pressão arterial.
Mais itens...

Quais são as orientações nutricionais?

Faça uma alimentação variada consumindo alimentos diferentes para obter todos os nutrientes. Fracione suas refeições (5 a 6 vezes por dia) e sempre respeite os horários e as quantidades prescritas. Beba 1 a 2 litros de água por dia, mas não exceda o consumo de 200 ml durante as refeições principais.

Quais as orientações devem ser prestadas ao pacientes em relação ao consumo de carboidratos?

A ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em forma complexa. Para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais.

Quais os principais objetivos da dieta para o paciente diabético?

O programa alimentar deve ter objetivos claros como, por exemplo: manutenção da glicemia a níveis aceitáveis, estimativa de correção de peso e de carências nutricionais, auxilio para manter as taxas bioquímicas dentro da normalidade e outros objetivos traçados em comum acordo entre paciente e profissional.

Qual o papel do nutricionista no tratamento de diabetes?

Assim que todo histórico do paciente é levantado, o nutricionista irá passar o programa alimentar que deve ser seguido com os objetivos de manutenção da glicemia, correção de peso e de carências nutricionais, auxílio para manter as taxas bioquímicas dentro da normalidade, entre outros.

Quais são os cuidados com paciente diabético?

Diabetes: 7 cuidados para quem convive com essa doença
  1. Informe-se e conheça melhor seu quadro de diabetes. ...
  2. Adote uma alimentação mais saudável. ...
  3. Evite o consumo demasiado de açúcares simples. ...
  4. Invista na prática regular de atividades físicas. ...
  5. Opte pela aplicação de insulina à qual você se adaptar com mais facilidade.
Mais itens...•10 de out. de 2018

Quais os principais cuidados para prevenir a hipoglicemia em um diabético durante o exercício?

Diminuir a dose de insulina ou aumentar a ingesta de carboidrato (para cada 30 minutos de exercício, 10 a 15g) quando for praticar exercício. Evitar exercitar-se no pico de ação da insulina. Evitar exercícios de intensidade elevada e de longa duração (mais que 60 minutos).

O que quer dizer diabetes descompensada?

Diabetes descompensada ou descontrolada é um quadro que se caracteriza pela elevação da glicemia. Essa condição pode provocar uma perda de peso anormal. Além de sede excessiva, incontinência urinária e apetite além do comum.

Quais são os sintomas de diabetes descompensada?

Outros sinais e sintomas do diabetes descompensado são:
  • Cansaço, falta de energia, dificuldades na cicatrização.
  • Perda da concentração e, consequentemente, da produtividade na escola ou no trabalho.
  • Dificuldade em realizar tarefas do dia a dia, sonolência.
  • Corpo mais vulnerável aos resfriados e infecções.
11 de abr. de 2016

Como fazer recomendação nutricional?

Escolher locais tranqüilos para o momento das refeições; mastigar bem os alimentos; estabelecer e respeitar os horários para as refeições; realizar 05 – 06 refeições por dia; verificar a quantidade e os nutrientes presentes nos ró- tulos das embalagens dos produtos alimentar; atenção para as datas de validade dos ...

Quais são os cuidados de enfermagem ao realizar glicemia capilar?

10 cuidados para a realização da glicemia capilar
  • Lavar bem as mãos com água corrente e sabão e secar bem o local (a presença de umidade pode diluir o sangue e produzir resultados incorretos);
  • Ajustar no lancetador o número da profundidade da picada, suficiente para se obter a gota de sangue necessária;
Mais itens...

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com hipoglicemia?

Evitar exercícios de intensidade elevada e de longa duração (mais que 60 minutos). Carregar consigo um alimento contendo carboidrato para ser usado em eventual hipoglicemia. Estar alerta para sintomas de hipoglicemia durante e após o exercício.

São indicações de nutrição parenteral exceto?

São contra indicações da nutrição parenteral, EXCETO:
  • Má perfusão tissular.
  • Grande queimado.
  • Discrasia sanguínea.
  • Síndrome do intestino curto.
  • E. Pós-operatório imediato.

O que é uma dieta Hipolipidica?

Dieta Hipolipídica: Dieta com quantidades reduzidas de gorduras. Dieta Hipoproteica: Dieta com quantidades diminuídas de proteínas. Dieta Hipossódica: Dietas com quantidades diminuídas de sódio. Dieta Normocalórica: Dieta com quantidades normais de calorias.

Qual a influência da nutrição na prevenção e combate à diabetes?

Quem tem diabetes precisa ter uma alimentação balanceada e fracionada, com todas as categorias de alimentos que auxiliem no metabolismo da glicose. A presença de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras são fundamentais para garantir a saúde do diabético.

Qual é o papel da nutrição?

A função básica de um nutricionista é avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas no dia a dia. E, a partir dessa análise, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas calóricas e nutricionais de cada um.