O que é um acidente de trabalho com exposição a material biológico?

O que é um acidente de trabalho com exposição a material biológico?

Para fins de notificação e investigação, define-se acidente de trabalho com exposição a material biológico como sendo "as exposições envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos, ocorridos com os profissionais da área de saúde durante o desenvolvimento do seu trabalho, onde os mesmos estão expostos a materiais ...

Quais são os materiais biológicos?

Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencial- mente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, lí- quido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

O que fazer em caso de contaminação com material biológico?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que é um acidente percutâneo?

Exposição Percutâneas : lesões provocadas por instrumentos perfurantes ou cortantes ( o local exposto deve ser lavado exaustivamente com água e sabão , não apertar ,espremer ou pressionar o local pois isto pode aumentar a superfície de contato).

O que é material biológico humano?

Conceitua material biológico humano como tecido ou fluido constituinte do organismo humano, tais como excrementos, fluidos corporais, células, tecidos, órgãos ou outros fluidos de origem humana ou isolados a partir destes.

Como é feita a coleta de material biológico?

Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico; a coleta pode ser feita por aspiração da secreção ali presente ou do líquido não drenado (por meio de seringa e agulha estéreis) ou ainda com swab.

O que é exposição a material biológico?

É a exposição a sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

Quais acidentes de trabalho com exposição a material biológico geram maior risco à saúde?

O tipo de exposição mais frequente foi a percutânea (76,9%), na maioria dos casos o material biológico foi o sangue (90,1%), em 78 casos o agente do acidente foi agulha com lúmen (64,5%), sendo que em 113 casos (93,4%) os profissionais estavam vacinados contra a hepatite B.

O que fazer após um acidente Perfuro-cortante?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Quais são as três principais doenças relacionadas com acidentes com Perfuro-cortantes no ambiente hospitalar e laboratorial?

Quando o acidente ocorre com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS (transmitida pelo vírus HIV).

O que é coleta de material biológico?

É a obtenção de amostras de organismos silvestres, nativos ou exóticos - animal, vegetal, fúngico ou microbiano - seja pela remoção do indivíduo do seu habitat natural, seja pela colheita de amostras biológicas. Coleta é o simples ato de obter amostras em campo.

O que é transporte de material biológico?

O transporte de amostras de material biológico faz parte da fase pré-analítica. Ou seja, toda a cadeia produtiva do laboratório que se inicia na coleta – onde deve ser retirada quantidade suficiente para análise, acondicionada no recipiente correto e identificada de forma clara – culmina no transporte.

O que é amostra de material biológico?

Entende-se como amostra biológica adequada aquela obtida em quantidade suficiente, em recipiente adequado, bem identificada e transportada de forma a manter a integridade do material a ser pesquisado.

Como deve ser feito o transporte de amostras biológicas?

O transporte de amostras biológicas por via aérea costuma ser o mais utilizado especialmente quando se trata de uma importação ou exportação, com ou sem valor comercial.

Quais os tipos de exposição de material biológico?

Exposições em mucosas: respingos em olhos, nariz, boca e genitália. Exposições cutânea (em pele não-íntegra), exemplo: contato com pele com dermatite, feridas abertas, mordeduras humanas consideradas como exposição de risco, quando envolverem a presença de sangue.

Quais são os tipos de exposição envolvendo material biológico?

Exposições de mucosas: ocorrência de respingos na face envolvendo olho, nariz ou boca; ou exposição de mucosa genital; Exposição de pele não íntegra: contato com locais onde a pele apresenta dermatites ou feridas abertas; Arranhaduras e/ou mordeduras: são consideradas de risco quando envolvem a presença de sangue.

Quais os riscos com exposição com materiais biológicos?

A exposição a material biológico é muito perigosa por ser potencialmente capaz de transmitir mais de 50 tipos de patógenos diferentes (além do HIV , Hepatite B e C).

Quais são as causas que levam os profissionais de saúde sofrem acidentes com material biológico?

A frequente manipulação de agulhas sem dispositivos de proteção e outros materiais perfurocortantes, a não utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o contato com materiais, alimentos e ar contaminados são alguns dos fatores que favorecem a ocorrência de acidentes com exposição a materiais biológicos, ...

Quando ocorre um acidente com Perfuro-cortante em um ambiente hospitalar quais os procedimentos devem ser tomados?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.