O que é bauxita para que serve?

O que é bauxita para que serve?

Bauxita é a matéria-prima mais usada na produção de alumina em escala comercial. ... 90% do minério extraído destina-se à fabricação de alumínio, mas o processo continua sendo muito caro, pois são necessárias 5 toneladas de bauxita para produzir 1 tonelada de alumínio.

Qual tipo de rocha é a bauxita?

A bauxita (Figura 1) é uma rocha formada por minerais hidratados de alumínio. Tais minerais são formados nos processos de intemperismo e alteração de rochas aluminosas, em clima tropical e subtropical (Villar 2002).

O que é minério de bauxita?

A bauxita foi descoberta em 1821 por Berthier, na localidade de Les Baux, no sul da França. Trata-se de uma rocha de coloração avermelhada, rica em alumínio, com mais de 40% de alumina (Al2O3). A proporção dos óxidos de ferro determina a coloração da rocha.

O que se produz com a bauxita?

Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).

Para que a bauxita é utilizada?

A bauxita é comumente aplicada na fabricação de alumínio metálico, mas há também um grupo de aplicações para a bauxita não metalúrgica, no qual se incluem: refratários (31%), abrasivos (24%), produtos químicos (16%), cimentos de alta alumina (18%) e fabricação do aço (11%) (2).

Onde se extrai a bauxita?

O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo, perdendo apenas para a Austrália e para a China. No país, as reservas desse minério estão localizadas nos estados do Pará, Amazonas, Minas Gerais e Amapá. O termo bauxita vem do nome Baux, região do sul da França em que o minério foi descoberto.

Que tipo de rocha é o feldspato?

rochas ígneas Os feldspatos são minerais formadores de rochas, principalmente rochas ígneas ácidas, como o granito. Embora este possa conter entre 50 e 70% de feldspatos alcalinos, raramente é lavrado pelo seu conteúdo em feldspato.

Como ocorre a mineração da bauxita?

A lavra da bauxita segue o método strip mining, no qual grandes tiras de terra são mineradas e recuperadas em sequência. “Você faz uma linha e vai minerando. Quando termina, pega a cobertura vegetal e inverte. Hoje, o Brasil é um para um em área minerada e área reabilitada”, explica.

Como a bauxita é extraída?

Extração da bauxita – antes que se inicie a extração, toda a terra e a vegetação que se acumulam sobre os depósitos de bauxita são removidas por meio de máquinas motoniveladoras. Após isso, a bauxita é extraída, transportada e armazenada.

O que pode ser feito de alumínio?

Atualmente possui inúmeras aplicações como na fabricação de panelas, janelas, peças de carro, equipamentos eletrônicos, latas de bebidas etc. O alumínio é um metal reciclável que gera bom retorno financeiro para os trabalhadores e empresas que atuam nesta área.

Onde é encontrado a bauxita no Brasil?

O Pará é o maior produtor nacional de bauxita, representando 85% da produção brasileira do minério. Minas Gerais aparece em segundo, com 14%. Boa parte da produção paraense é extraída das minas localizadas nos municípios de Oriximiná e Juruti, no oeste do Pará.

Para que o alumínio é utilizado?

Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros. Embalagens como papel de alumínio, latas e outras. Em janelas, portas, divisórias, grades e outros. Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

Onde estão localizadas as principais áreas de mineração no Brasil?

As principais reservas minerais no país encontram-se, principalmente, nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com destaque para os estados do Pará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Amazonas.

Onde é extraída a bauxita no Brasil?

O Pará é o maior produtor nacional de bauxita, representando 85% da produção brasileira do minério. Minas Gerais aparece em segundo, com 14%. Boa parte da produção paraense é extraída das minas localizadas nos municípios de Oriximiná e Juruti, no oeste do Pará.

Onde se extrai o cobre?

O cobre é extraído de minerais sulfetados através de processos pirometalúrgicos como redução, fusão, entre outros. Como o minério disponível é muito diluído (concentração menor que 2%) a massa a ser processada seria muito grande.

Em que é utilizado o feldspato?

Na fabricação de vidros o feldspato é utilizado também como fundente e fonte de alumina (Al2O3), álcalis (Na2O e K2O) e sílica (SiO2). O Page 2 FELDSPATO feldspato é também usado como carga mineral nas indústrias de tintas, plásticos, borrachas, abrasivos leves e como insumo na indústria de eletrodos para soldas.

Como é transportada a bauxita?

A capacidade da planta é de 18,3 milhões de toneladas anuais e a bauxita é comercializada para os sócios, sendo transportada por navios, que utilizam o Porto Trombetas, gerenciado pela própria empresa.