Quais as consequências que os erros de medicação podem ocasionar?

Quais as consequências que os erros de medicação podem ocasionar?

Os medicamentos administrados erroneamente podem afetar os pacientes, e suas conseqüências podem causar prejuízos/danos, reações adversas, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente, dependendo da gravidade da ocorrência.

O que é considerado erro de medicação?

Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Esse conceito implica que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

O que acontece se administrar medicação na via errada?

Os erros na medicação podem, muitas vezes, causar dano ao paciente e, segundo Bates (1996), cerca de 30% dos danos durante a hospitalização estão associadas a erros na medicação, os quais trazem também sérias conseqüências econômicas às instituições de saúde.

Quais fatores podem induzir ao erro da administração de medicamentos?

Em relação às circunstâncias que favorecem a ocorrência de erros na administração de medicamentos entre os profissionais de Enfermagem, os artigos selecionados (6,13-31) revelaram um conjunto de fatores relacionados a: recursos humanos, organização do trabalho, infraestrutura da instituição e ambiente de trabalho.

Qual a maior causa de erros de medicação?

A falta de atenção (27,6%) é a principal causa da ocorrência de erros de medicação segundo profissionais entrevistados no estudo de Silva (2004) em um hospital universitário, seguida de 19,7% referente a falhas individuais (falta de conhecimento e de interesse e pressa).

Quais as principais consequências da prática inadequada de prescrição de medicamentos?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Quais os tipos de erro de medicação?

Erro de medicação: medidas para evitar os 10 tipos mais comuns
  • 1º) Prescrição não realizada ou atrasada. ...
  • 2º) Incidentes com anticoagulantes. ...
  • 3º) Eventos adversos relacionados a analgésicos opióides. ...
  • 4) Erros associados à insulina. ...
  • 5) Eventos adversos decorrentes de drogas anti-inflamatórias não esteroides.
Mais itens...•25 de mar. de 2019

Quais são os tipos de erros de medicação?

Estudo desenvolvido nos EUA, em 36 hospitais e instalações de saúde, identificou como erros mais freqüentes na administração de medicamentos: horário errado (43%), omissão (30%), dose errada (17%) e aplicação de medicamento sem autorização (4%)(2).

Quais complicações podem ser trazidas ao paciente se uma medicação for administrada de forma errada quanto à dosagem é via de administração?

Uma dose insuficiente ou atraso na administração podem levar a tratamentos ineficazes. De forma oposta, medicamentos consumidos em concentrações excessivas ou com pouco espaçamento entre as aplicações trazem riscos de sobrecarregar o organismo do paciente.

O que é erro na administração de medicamentos?

PEPPER (1995) define um erro na administração de medicamento como uma discrepância entre a terapia medicamentosa recebida pelo paciente e a terapia planejada pelo médico.

Quais são os fatores e causas que influenciam nos erros de medicação?

Fatores associados aos profissionais de saúde
  • Falta de treinamento sobre terapêutica medicamentosa.
  • Conhecimento e experiência inadequados sobre drogas.
  • Conhecimento inadequado do paciente.
  • Percepção inadequada do risco.
  • Profissionais com excesso de trabalho ou fatigados.
  • Problemas de saúde física e emocional.
Mais itens...•29 de mai. de 2017

Quais são as principais causas de erros de medicação?

Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...

Quais são as consequências da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Quais os riscos da automedicação com antibióticos?

Resistência ao medicamento - o uso indiscriminado de um remédio pode facilitar o aumento da resistência dos microrganismos àquela substância. No caso dos antibióticos, por exemplo, pode prejudicar a eficácia de tratamentos em infecções futuras.

Quais os tipos de medicamentos mais comuns que aconteceu algum erro?

Como pode-se observar, os tipos de erros na administração de medicamentos que mais ocorrem foram: medicamento administrado no local incorreto (42%), seguido por dose errada (18,6%), e via incorreta (11,6%).

Quais são os erros de medicação na prescrição?

Os erros de prescrição foram definidos como pres- crições de medicamentos que envolvem paciente, medica- mento, dose, frequência, via de administração e/ou forma farmacêutica errada, indicação inapropriada, terapêutica duplicada ou redundante, alergia documentada a medi- camentos prescritos, terapia contraindicada e ...

Quais os principais riscos na técnica de aplicação para medicação intramuscular?

Lesões de nervos podem levar ao comprometimento de suas funções e das estruturas enervadas pelos mesmos. O paciente pode apresentar perda de movimento ou alteração de sensibilidade, por exemplo. Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático).

Quais as complicações mais comuns na administração de medicação pela via intradérmica?

As complicações mais comuns são reações alérgicas locais (rubor, edema, dor e endurecimento do local, presença de pápula).

Quais os erros mais comuns na administração de medicação?

Os tipos de erros mais comuns detectados no plantão foram: medicamento errado (53,8%), dose errada (23%), via errada (7,6%). Os erros na administração de medicamentos foram detectados pelo próprio profissional em 31.8%, por outros profissionais em 22,7% e pelos sintomas apresentados pelo paciente (22,7%).

Quais são os erros mais comuns na administração de medicamentos?

Seja no início ou no fim do processo, os erros mais comuns praticados nas instituições de saúde são:
  • Troca de medicamentos;
  • Desconhecimento do quadro global do paciente, resultando em interações medicamentosas;
  • Aplicação de doses incorretas;
  • Uso de remédios não autorizados;
  • Administração de fármacos em horários errados.
14 de nov. de 2016