O que é urticária pigmentosa?

O que é urticária pigmentosa?

- Urticária pigmentosa (UP): é a apresentaçao cutânea mais comum, geralmente surge no primeiro ano de vida e resolve espontaneamente, na maioria dos casos, ainda na infância. Sao máculas, pápulas, nódulos ou placas, múltiplos e de coloraçao vermelho-acastanhadas.

Como tratar urticária pigmentosa?

O tratamento combinado deve ser introduzido principalmente nos pacientes com sintomas de gastrite ou úlcera gástrica secundárias à hipercloridria induzida pela histamina. Também é preconizado o uso de estabilizadores da membrana mastocitária como o cetotifeno5,12 e o cromoglicato de sódio.

Como curar mastocitose?

A mastocitose sistêmica não pode ser curada, mas os sintomas podem ser controlados com bloqueadores de H1 e H2. Os bloqueadores de H1 (comumente chamados anti-histamínicos) podem aliviar o prurido.

Qual a causa da mastocitose?

Fatores de risco e causas da MS avançada A doença afeta, principalmente, adultos. O crescimento e a proliferação descontrolada dos mastócitos são causados em muitas pessoas por uma mutação no gene KIT. A mutação mais comum na mastocitose sistêmica é a KIT D816V, que ocorre em cerca de 90% dos pacientes.

Quais os sintomas de mastocitose?

Sinais e sintomas de mastocitose
  • Urticária pigmentosa, que são pequenos pontinhos castanho-avermelhados na pele e que podem coçar;
  • Úlcera péptica;
  • Dor de cabeça;
  • Palpitações;
  • Vômitos;
  • Diarreia crônica;
  • Dor abdominal;
  • Sensação de tontura ao levantar-se;
Mais itens...

O que são os mastócitos?

Os mastócitos são células secretoras multifuncionais do sistema imune que participam da regulação da resposta imunológica, pela liberação de mediadores químicos, frente a um estímulo apropriado8.

O que é urticária Colinergica?

INTRODUÇÃO: A urticária colinérgica (UCol) é um subtipo de urticária crônica induzida, desencadeada pela sudorese e o aumento da temperatura corporal. A associação de UCol com atopia é referida como um possível subtipo mais grave.

O que é o sinal de Darier?

O achado propedêutico típico é o sinal de Darier, caracterizado pela formação de urtica após fricção da lesão. Podem ser observadas bolhas na pele, particularmente no paciente com envolvimento difuso.

Como diagnosticar mastocitose?

O diagnóstico da mastocitose é feito por meio de exames de sangue que têm como objetivo identificar os níveis de histamina e prostaglandina D2 no sangue, que deve ser colhida logo após a crise, ou na urina de 24 horas.

O que é acúmulo de mastócitos?

Mastocitose é um quadro raro caracterizado pela proliferação e o subsequente acúmulo de mastócitos1,2,3 na pele e/ou em outros órgãos e tecidos, principalmente na medula óssea e no trato gastrointestinal.

Quem trata mastocitose?

O Dermatologista é o profissional indicado para o diagnóstico e tratamento da mastocitose cutânea.

Quais as características dos mastócitos?

São células grandes, livres, caracterizadas pela presença, em seu citoplasma, de inúmeros grânulos metacromáticos, os quais são tão abundantes que podem chegar a mascarar o núcleo esférico e central. A maior parte das moléculas de IgE fixa-se na superfície dos mastócitos e dos granulócitos basófilos. ...

Como os mastócitos são ativados?

Os mastócitos são ativados pelo acoplamento do antígeno (ligação cruzada) aos receptores IgE da superfície de sua membrana celular, resultando em agregação dos receptores de alta afinidade FceRI e a secreção de substâncias que podem ter ações efetoras, imunoreguladoras ou autócrinas.

Quais os tipos de mastocitose?

A classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) define sete variantes da doença: mastocitose cutânea (MC), mastocitose sistêmica indolente (MSI), mastocitose sistêmica associada com doença clonal hematopoética de linhagem não mastocitária (MS-ADHNM), mastocitose sistêmica agressiva (MSA), leucemia de mastócitos ( ...

Qual a função e característica dos mastócitos?

Os mastócitos são células secretoras multifuncionais do sistema imune que participam da regulação da resposta imunológica, pela liberação de mediadores químicos, frente a um estímulo apropriado8.

Como atuam os mastócitos?

Funcionam como sentinelas nos tecidos, onde eles reconhecem produtos microbianos e respondem produzindo citocinas e outros mediadores que induzem inflamação. Estas células fornecem defesa contra helmintos e outros microrganismos, mas também são responsáveis pelos sintomas das doenças alérgicas.

Como os eosinófilos são ativados?

Nos locais de infecção são ativados por citocinas tipo 2 e por um subconjunto específico das células T helper (Th2). Se desenvolvem em aproximadamente uma semana, circulam com meia vida de 8 a 18 horas e se aderem nos tecidos (principalmente mucosas), ondem vivem por várias semanas.