O que significa algo inteligível?

O que significa algo inteligível?

Inteligível é um adjetivo na língua portuguesa, relativo ao que se entende com facilidade, algo cujo teor é fácil de compreender ou que pode ser ouvido claramente. Exemplo: “A oradora de turma fez um discurso bastante inteligível”.

O que é um texto inteligível?

Compreensível, que se percebe bem, claro, perceptível, que se percebe bem. O texto abordado é inteligível.

O que é conhecimento inteligível?

O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.

O que é o mundo sensível?

Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.

Qual o antônimo de inteligível?

incompreensível, ininteligível, inacessível, inatingível, confuso, complicado, complexo, difícil, intricado, intrincado, impenetrável, imperscrutável, indecifrável, indesvendável, incognoscível, inescrutável, obscuro, labiríntico, enigmático, misterioso, profundo, escuro, arrevesado, abstruso, inabordável, logogrífico.

O que significa intersubjetivamente inteligíveis?

Significado de Intersubjetividade Comunicação de consciências individuais, de modos próprios de pensar e de enxergar o mundo, que se relacionam e se estabelecem de maneira recíproca.

Qual é a diferença entre conhecimento sensível e inteligível?

No conhecimento sensível, o conhecimento em ato é idêntico ao objeto. No conhecimento inteligível, o conhecimento é a forma inteligível do objeto. Por exemplo, ouvir um som (sensação em ato) identifica-se com o próprio som.

Qual a diferença entre o conhecimento sensível e o mundo inteligível?

Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensivel nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilazadas é necessario “relembrar” as idéias já conhecidas atravez do mundo inteligivel.

O que é o mundo das ideias e o mundo sensível?

Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível.

O que é o mundo sensível para Aristóteles?

Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. ... Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.

O que é intersubjetivamente?

Significado de Intersubjetividade O que pode se estabelecer ou ser estabelecido entre dois ou mais sujeitos. Comunicação de consciências individuais, de modos próprios de pensar e de enxergar o mundo, que se relacionam e se estabelecem de maneira recíproca.

O que significa ser intersubjetivo?

adjetivo Que ocorre ou se efetiva entre sujeitos; próprio de mais de um sujeito humano: comunicação intersubjetiva. Que se pode relacionar ou ser estabelecido para mais de um sujeito. Que ocorre entre consciências individuais, entre modos próprios de pensar ou de enxergar o mundo: relação intersubjetiva.

O que é o sensível na filosofia?

A sensibilidade é a faculdade de ter intuições, de poder intuir os dados da realidade e receber impressões sensíveis. A sensibilidade é, assim, a recetividade do sujeito ao meio e a forma como esse meio ou objeto pode afetar o sujeito.

Por que o conhecimento sensível e importante para o mundo?

O conhecimento sensível, de acordo com Platão, permite, no máximo, opiniões (doxa). Os sofistas eram os mestres na arte de melhorar as opiniões (retórica persuasiva). 3º Conhecimento inteligível - através da inteligência, faculdade superior da alma, podemos conhecer as coisas do mundo.

Como Platão pensa a divisão dos mundos em inteligível e sensível?

– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. ... – O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material.

O que é o mundo sensível segundo Platão?

– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.

O que é mundo sensível e o mundo das ideias?

Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível.

Em que consiste a inteligibilidade do mundo?

Tal como seu mestre Platão, Aristóteles também pretende alcançar a inteligibilidade do mundo, isto é, estabelecer as -condições de um conhecimento racional que vá além das aparências ou do contato imediato com as coisas.