O que é nervo alveolar?

O que é nervo alveolar?

O nervo alveolar inferior é o nervo responsável pela “sensibilidade” do osso da mandibula, dentes inferiores, gengiva “inferior” e lábio inferior (existe o nervo do lado esquerdo e do lado direito).

O que é parestesia do nervo alveolar inferior?

A parestesia do nervo alveolar inferior é uma condição que pode afetar os pacientes submetidos à cirurgia de exodontia dos terceiros molares. Alterações de sensibilidade podem ocorrer em conseqüência de traumas diretos, incisão do nervo, ou indiretos, compressão devido a hematoma e edema, Faber².

Como saber se o nervo alveolar rompeu?

Existe uma série de sintomas comuns da lesão do nervo alveolar inferior, não importa qual tenha sido a causa. A lesão do NAI se manifestará através de dor ou sensações anormais no queixo, dentes inferiores, mandíbula e lábio inferior. A lesão do nervo pode resultar em dificuldades de fala e/ou afetar a mastigação.

Quando o dentista acerta o nervo?

A parestesia aparece quando ocorre alguma lesão no nervo alveolar, que fica no interior da mandíbula e é responsável pela sensibilidade do lábio inferior e da região do queixo. O sintoma também pode surgir quando outros nervos são atingidos, como os presentes na língua ou na face.

O que acontece quando o siso encostado no nervo?

Se o siso realmente estiver próximo do nervo, existe o risco de parestesia que poderá ser temporária ou não. O ideal é fazer exames como raio-x panorâmico e tomografia para verificar essa proximidade e planejar a cirurgia.

Como tratar parestesia do nervo alveolar inferior?

Não há um tratamento efetivo para a parestesia, os sintomas tendem a regredir dentro de um a dois meses, embora haja uma melhora com o uso de histamina ou medicamentos vasodilatadores.

Quando a anestesia atinge o nervo?

As causas da parestesia podem ser várias, e essa complicação normalmente ocorre quando as cirurgias são feitas perto dos nervos. Os fatores mais comuns que ocasionam o problema são as picadas anestésicas diretamente sobre o nervo, eventuais fraturas, compressão do nervo, extração dentária ou um implante perto do nervo.

O que acontece se a anestesia pegar no nervo?

A sensação de dormência surge após a aplicação da anestesia, necessária para a retirada do siso. Entretanto, se o sintoma persiste após o efeito da anestesia passar, há a possibilidade de que o nervo alveolar sofra de alguma compressão por conta do inchaço do pós-operatório.

Quando o siso está perto do nervo?

Se o siso realmente estiver próximo do nervo, existe o risco de parestesia que poderá ser temporária ou não. O ideal é fazer exames como raio-x panorâmico e tomografia para verificar essa proximidade e planejar a cirurgia.

Qual vitamina tomar para parestesia dental?

A vitamina B12 é excelente para prevenir os sintomas da parestesia, sejam eles um simples formigamento ou então uma sensação de queimação.

O que acontece quando a anestesia não pega no dente?

Toda anestesia bem aplicada fará efeito suficiente para a realização do procedimento. Não existe essa hipótese da anestesia "não pegar", a não ser que o local a ser anestesiado esteja infeccionado.

Qual é o perigo de tirar o dente siso?

A extração dos sisos pode afetar a inervação dos dentes, da língua, do lábio, causando as famosas parestesias, danos a nervos da região, o que pode te deixar com uma sensação de formigamento na língua, no lábio para sempre.