Como diluir o soro Antibotropico?

Como diluir o soro Antibotropico?

*Na administração com fins terapêuticos, nos casos graves, metade da dose, diluída em 100 ml de soro fisiológico, pode ser administrada por via endovenosa e a outra metade por via intramuscular, a critério médico.

Qual a via de administração do soro Antiofidico?

A via de administração é a intravenosa e a dose varia de acordo com a gravidade do quadro, que é definida pela presença e intensidade das manifestações clínicas carac- terísticas do envenenamento por jararaca. A aplicação do soro deve ser feita o mais rápido possível após o acidente.

Quando usar o soro Antiofidico?

O soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. Esse produto é formado por anticorpos e o seu principal objetivo é neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada.

Como aplicar soro antiofídico em animais?

TRATAMENTO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE
  1. Desprezar até 30ml do diluente da seringa;
  2. Utilizar o restante do diluente (água bidestilada) e reconstituir o Soro contido no frasco.
  3. Agitar bem, retirar a totalidade do conteúdo do frasco e aplicar no animal todo este líquido.

Em que situação os soros devem ser administrados?

Diferentemente da vacina, os soros garantem uma imunidade imediata, mas temporária, uma vez que não previnem o organismo de um problema futuro. Por essa razão, fica claro que o soro deve ser administrado depois que a doença ou contaminação já ocorreu no paciente.

Qual o soro para jararaca?

jararaca = soro anti-botrópico ou soro anti-ofídico (polivalente); cascavel = soro anti-crotálico ou soro anti-ofídico (polivalente); surucucu = soro anti-laquético ou soro anti-ofídico (polivalente); e.

Para que serve o soro Botrópico?

O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Crotalus (cascavel).

Quando é indicado soroterapia?

Soroterapia antiveneno consiste na utilização de soro para neutralizar venenos inoculados após acidente por animal peçonhento. Dados epidemiológicos de 2010 do Hospital João XXIII revelaram que 20% dos atendimentos no Serviço de Toxicologia no hospital foram de- correntes de acidentes com animais peçonhentos.

O que é o soro antiofídico?

O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes por serpente e é realizado em hospitais de todo o Brasil, salvando milhares de pessoas todos os anos. Dependendo do tipo de cobra que causou o acidente, existe um tipo de soro - afinal, são muitas espécies de cobras.

Como o soro age no corpo de uma pessoa?

O soro, por sua vez, não possui poder de prevenção, e sim poder de cura. Nesse caso, o produto a ser aplicado no nosso corpo são os próprios anticorpos, não sendo necessária a produção dessas substâncias pelo organismo. Em virtude dessa característica, dizemos que se trata de uma imunização passiva.

Quanto tempo o soro antiofídico faz efeito?

É comum necrose no local da picada após envenenamento por cascavel. O pico do efeito do veneno nos tecidos moles é em 2 a 4 dias.

É possível comprar soro antiofídico?

Não é possível comprar soro antiofídico porque quando você é tratado com ele, há uma chance significativa de sofrer um choque anafilático (uma reação alérgica fortíssima e fatal se não tratada bem rápido).

Qual o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema?

A utilização de soros garante uma imunidade passiva, pois o corpo não é estimulado a desenvolver uma resposta imune. É considerada uma imunidade artificial, pois os soros são produzidos pelo ser humano e inoculados a fim de realizar um tratamento rápido contra alguma doença.

São preparações feitas com anticorpos já prontos?

Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.

Qual o soro para picada de cobra jararaca?

Os soros comumente aplicados após a picada de cobra são os seguintes: cobra desconhecida = soro anti-ofídico (polivalente); jararaca = soro anti-botrópico ou soro anti-ofídico (polivalente); cascavel = soro anti-crotálico ou soro anti-ofídico (polivalente);

O que é soro botrópico?

O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Crotalus (cascavel).

O que significa Antibotropico?

adjetivo [Medicina] Diz-se do soro que neutraliza os efeitos do veneno das cobras do gênero Bótrops, ao qual pertencem as várias espécies vulgarmente chamadas de jararaca, jararacuçu, urutu etc.