Quais as fases da cárie dentária?

Quais as fases da cárie dentária?

Os estágios das cáries dentárias
  • Fase um: Manchas brancas. ...
  • Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  • Fase três: Cárie da dentina. ...
  • Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  • Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  • Fase seis: Perda do dente. ...
  • Como prevenir a cárie dentária?

O que é cárie dentina?

A Cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. É causada por tipos específicos de bactéria, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, também conhecida como dentina. É comum que muitos tipos de bactéria vivam na boca humana.

O que acontece quando a gente não retira um dente com cárie?

Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.

O que fazer quando tem cárie?

O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.

Como saber se a cárie chega na raiz?

Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária. Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal).

Como saber se a cárie vira canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal. Mas não significa que toda dor de dente seja sinônimo de tratamento de canal.