Para que serve ultrassonografia da região inguinal?

Para que serve ultrassonografia da região inguinal?

A Ultrassonografia com Doppler da Região Inguinal auxilia na diferenciação de nódulos (suspeita de lipomas, linfonodos, abscessos); e diagnóstico e classificação de hérnias – podendo avaliar até mesmo a saúde das alças intestinais, que muitas vezes fazem parte do conteúdo das hérnias na região inguinal.

Onde se localiza a região inguinal?

Nessa região, que se estende desde a crista ilíaca anterossuperior até o tubérculo púbico, estão presentes o canal inguinal e outras estruturas que vão delimitá-lo, como o ligamento inguinal. O canal inguinal, no homem, é formado pela passagem do funículo espermático.

Como palpar canal inguinal?

Por ser a hérnia aparente somente quando a pressão abdominal se eleva, o paciente deve ser examinado em pé. Caso a hérnia não seja palpável, o paciente deve tossir ou fazer a manobra de Valsalva enquanto o médico faz a palpação da parede abdominal (com a inserção de um dedo no canal inguinal nos homens).

Como examinar hérnia inguinal?

Caso a hérnia não seja palpável, o paciente deve tossir ou realizar manobra de Valsalva com o examinador palpando a parede abdominal. O exame deve focar-se no umbigo, na região inguinal (com um dedo no canal inguinal em homens), no triângulo femoral e em qualquer incisão presente.

O que é ultrassom da região inguinal?

O Exame de Ultrassonografia da Região Inguinal é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

Qual o exame para detectar hérnia inguinal?

Como mencionamos, a ultrassonografia é o melhor exame de imagem no diagnóstico inicial para identificar hérnia inguinal oculta em pacientes com sintomas sugestivos, mas sem hérnia detectável no exame físico.

Como eu sei que estou com hérnia?

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:
  1. Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
  2. Protuberância na região abdominal;
  3. Vermelhidão no local.
17 de mai. de 2019

Quais estruturas atravessam o canal inguinal?

(Right inguinal canal visible at upper left.) O canal inguinal é a passagem no interior da parede abdominal anterior na qual transitam, nos homens, o cordão espermático e, nas mulheres, o ligamento redondo do útero.

O que forma o canal inguinal?

O canal inguinal é uma estrutura diagonal complexa, de passagem no abdome inferior, delimitada pela aponeurose de três músculos: oblíquo externo, oblíquo interno e transverso abdominal.

Como tratar hérnia inguinal feminina?

A cirurgia para hernia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é a melhor forma de tratamento, sendo indicada especialmente quando ela apresenta sintomas. A cirurgia é realizada sob anestesia raquidiana e dura cerca de 2 horas.