Quando se deve baixar lençol freático?

Quando se deve baixar lençol freático?

Quando os andares abaixo do térreo atingem o nível do lençol freático, é preciso esgotar a água através do rebaixamento. O procedimento ocorre no local da edificação e, em alguns casos, pode se estender para a vizinhança. Dependendo do tipo de contenção e solo, o processo atinge distâncias de até centenas de metros.

O que é o rebaixamento do lençol freático?

A técnica de rebaixamento de lençol freático compreende o bombeamento das águas subterrãneas durante determinado período de tempo, de modo a controlar total ou parcialmente o nível estático do lençol freático.

Quais efeitos o rebaixamento do lençol freático pode causar nas obras de engenharia?

O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com subsolos. Todo terreno possui um lençol de água no seu sub-solo e essa água atrapalha a escavação do terreno pois causa a formação de lama o que dificulta a concretagem das fundações do prédio que será construído.

Quais os dois tipos de rebaixamento do lençol freático?

Existem 4 sistemas para se executar o rebaixamento do lençol freático, são eles:
  • Bombeamento direto ou esgotamento de vala;
  • Ponteiras filtrantes ou well points;
  • Injetores e ejetores;
  • Bomba submersa com poço profundo.

O que é rebaixamento de lençol freático e sua importância?

O método de rebaixamento de lençol freático é usualmente empregado para melhorar as condições do solo, procedimento necessário em obras em que o laudo de sondagem detectou a presença de água próximo à superfície de construção do empreendimento, tal condição pode comprometer ou até mesmo impedir a dinâmica construtiva ...

Qual a profundidade do lençol freático?

1000 metros Dependendo da morfologia do solo, o lençol freático ou a água subterrânea pode aflorar e chegar a constituir-se em nascente de um rio ou lagoa. Os lençóis freáticos podem alcançar de 500 a 1000 metros de profundidade.

Em qual situação é necessário rebaixar o nível freático como pode ser rebaixado?

Quando um prédio é construído em terreno seco, sobretudo com níveis de subsolo, é preciso rebaixar o lençol freático para fazer a fundação do edifício. Os efeitos dessa prática dependem do tipo de intensidade e da boa execução da obra.

Quais são as consequências da ocorrência de águas subterrâneas no comportamento das obras de engenharia?

REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO NA CONSTRUÇAO CIVIL Quando as escavações das construções atingem o nível do lençol, trazendo como consequência o afloramento das águas subterrâneas, é necessário o rebaixamento da mesma para que o local mantenha-se seco para a execução das obras.

Quais são os fatores que influenciam o rebaixamento do lençol freático?

REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO
  • Sistema de ponteiras filtrantes a vácuo (well-points);
  • Sistema de poços profundos com emprego de injetores;
  • Sistema de poços profundos com emprego de bombas de eixo verticais.

Porque ocorre recalques quando há um rebaixamento do lençol freático?

A quantidade de água retirada do subsolo e não reposta pelo homem ou pela natureza (infiltração das águas de chuvas) criará um déficit hídrico deprimindo o lençol freático, com conseqüentemente aumento da predisposição para o efeito de recalques.

O que polui o solo contaminando os lençóis d'água subterrâneos é um lixo?

Aterros sanitários irregulares (áreas que recebem lixo não fiscalizadas) contaminam o solo com fluidos (chorume) provenientes do lixo. Ao infiltrar-se no solo, esses fluidos alcançam os lençóis freáticos, contaminando-os com bactérias e resíduos contaminados diversos, inclusive com metais pesados.

O que é lençol freático resposta?

O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Alguns desses “rios subterrâneos”, vão escoando até encontrarem um local para a expulsão da água, que pode ser uma nascente. ...

Como saber se tem lençol freático?

O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.

Como são formados os lençóis d'água passo a passo?

Lençóis freáticos são depósitos subterrâneos que se formam quando a água ocupa os espaços existentes entre os grãos que formam as rochas do solo, sendo chamados de zonas saturadas.

Quais os problemas que podem surgir quando realizado o rebaixamento do NA?

Um dos riscos iminentes é o desmoronamento. O resultado disso é um terreno mais seco, que afeta diretamente a vegetação, levando à morte precoce de árvores, plantas e flores.

Como funciona o sistema de ponteiras filtrantes?

As ponteiras funcionam a partir da inserção de tubo coletor de 4 polegadas, com distância de 1 cm entre cada tomada de água – que são perfurações ao longo da extensão do tubo coletor. ... A captação hídrica proveniente do lençol freático é conduzida pelas ponteiras por meio do tubo coletor, rumo à câmara de vácuo.

Qual é a técnica mais utilizada para rebaixamento do lençol freático?

5.2 Métodos para Rebaixamento de Lençol Freático Os sistemas mais usuais de rebaixamento são as cavas e valetas, ponteiras filtrantes, poços de bombeamento e galerias de drenagem.

Mais tópicos