Quais as doenças causadas por estreptococo beta hemolítico do grupo A?

Quais as doenças causadas por estreptococo beta hemolítico do grupo A?

pyogenes, que é chamado estreptococo beta-hemolítico do grupo A (GABHS). As 2 doenças agudas mais comuns decorrentes de GABHS são infecções faríngeas e da pele. Complicações não supurativas tardias, como febre reumática e glomerulonefrite pós-estreptocócica, podem ocorrer.

O que é estreptococo beta hemolítico do grupo A?

Os estreptococos do grupo A (GAS) são bactérias (germes) encontradas normalmente na garganta e na pele de pessoas saudáveis. Ocasionalmente, estes germes podem causar dor de garganta ou infecção cutânea leve.

Quais são os estreptococos do grupo A?

O Streptococcus pyogenes, S. pyogenes ou Streptococcus do grupo A, é o tipo que pode causar as infecções mais graves, embora esteja naturalmente presente em alguns locais do corpo, especialmente na boca e na garganta, além de poder estar presente na pele e no trato respiratório.

Qual exame é utilizado no diagnóstico das infecções pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A?

Interpretação: Exame utilizado no diagnóstico das infecções pelo Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que produz, entre outras proteínas, a estreptolisina O, que induz á síntese destes anticorpos específicos.

Qual a importância da proteína M de Streptococcus pyogenes na prática hospitalar?

Considerado o maior fator de virulência dos S. pyogenes, a proteína M fornece a este patógeno a capacidade de evitar a fagocitose. A proteína M tem a capacidade de se ligar ao fator H responsável pela regulação da via alternativa do complemento.

Como os estreptococos podem ser classificados?

Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.

Qual é a bactéria que come carne humana?

A fasciíte necrosante é uma infecção bacteriana relativamente rara e também muito agressiva. Essa doença, também conhecida como “bactérias comedoras de carne”, causa grandes danos ao organismo e, em estágio avançado, pode formar verdadeiros buracos na pele.

Em que consiste o teste rápido é o exame orofaringe?

Existem testes que usam material coletado do nariz e nasofaringe, aqueles que usam sangue total e aqueles que usam o plasma. Cada fabricante determina o tipo de amostra. Nos testes moleculares normalmente se usa o material coletado da nasofaringe e orofaringe, enquanto os testes rápido usam sangue total ou plasma.

Qual exame para detectar estreptococo?

O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.

Como são classificadas quanto ao tipo de hemólise que podem causar?

Classificação por tipo de hemólise em ágar sangue Se a hemólise for total, diz-se que o estreptococo é beta-hemolítico. Se a hemólise for parcial, diz-se que o estreptococo é do tipo alfa-hemolítico. Não havendo hemólise, diz-se que o estreptococo é do tipo gama ou não hemolítico.

Quais as principais características da S pyogenes?

O Streptococcus pyogenes é uma bactéria com características morfotintoriais de cocos Gram-positivo e catalase negativa, classificada como estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield (EBGA)1.

O que é a classificação de lancefield?

Classificação dos estreptococos em grupos de A a S, pela extração do polissacárido parietal e determinação por reação imunológica de precipitação.

Qual o papel da proteína M na patogenia dos Streptococcus?

A proteína M é um factor de virulência que pode ser produzido por alguma espécies de Streptococcus, entre outros pela bactéria Streptococcus pyogenes. A proteína M é altamente anti-fagocítica e é um alto factor de virulência. Liga-se ao factor H do soro, destruindo a C3 convertase e prevenindo a opsonização pela C3b.

Qual a correlação da febre reumática com a proteína M de Streptococcus pyogenes?

A febre reumática trata-se de uma doença autoimune, desencadeada por uma reação cruzada de anticorpos e células produzidas originalmente para combater os produtos e estruturas dos Streptococcus pyogenes, porém passam a reconhecer também as células do hospedeiro, caracterizando um mimetismo molecular.

Como é feita a classificação de lancefield?

Classificação dos estreptococos em grupos de A a S, pela extração do polissacárido parietal e determinação por reação imunológica de precipitação.