O que é espaço Parafaríngeo?

O que é espaço Parafaríngeo?

O espaço parafaríngeo é uma região virtual, em forma de pirâmide invertida, localizada profundamente no pescoço. Os tumores do espaço parafaríngeo são raros e mais de 70% dessas massas são benignas.

Qual é a anatomia do espaço perigoso relevante para infecções profundas do pescoço?

Espaço “Danger”: situa-se entre as divisões alar e pré-vertebral da fáscia cervical profunda. É posterior ao espaço retrofaríngeo e anterior ao espaço pré-vertebral. Recebe esta denominação, pois se estende da base do crânio até o nível do diafragma, e apresenta Fig. 3: Vias de disseminação das infecções cervicais.

O que causa abscesso cervical?

Etiologia. A tonsilite bacteriana foi a causa mais comum de abscesso cervical (32 pacientes, 31,68%), seguida por infecção odontogênica (24 pacientes, 23,7%).

O que é uma fáscia cervical?

A fáscia cervical é uma estrutura laminar complexa que permite que os vários compartimentos deslizem uns sobre os outros, sem dificuldade, durante os movimentos da cabeça, deglutição e outros.

O que é Retrofaríngeo?

O espaço retrofaríngeo é um espaço fascial que atravessa todo o comprimento do pescoço. Situa-se posteriormente ao folheto bucofaríngeo da fáscia cervical média, que recobre o esôfago e a faringe, e é anterior à fáscia alar. É contínuo com o espaço parafaríngeo anteriormente, bem como com o espaço sublingual.

O que é abscesso na nuca?

Os abscessos cerebrais são um processo inflamatório infecioso no cérebro. Eles começam como uma inflamação localizada, conhecida como cerebrite. Caso não seja tratada ela evolui com a formação de coleções encapsuladas contendo pus, células inflamatórias e células do tecido cerebral mortas.

O que pode ser abscesso no pescoço?

Um abscesso retrofaríngeo é causado por uma infecção bacteriana. Os sintomas incluem dificuldade e dor ao engolir, febre, pescoço retesado e estridores. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em radiografias ou tomografia computadorizada do pescoço. As crianças que recebem pronto atendimento se recuperam bem.

O que causa abscesso no pescoço?

Um abscesso retrofaríngeo é causado por uma infecção bacteriana. Os sintomas incluem dificuldade e dor ao engolir, febre, pescoço retesado e estridores. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em radiografias ou tomografia computadorizada do pescoço.

Como tratar abscesso no pescoço?

Um abscesso parafaríngeo é um abscesso cervical profundo. Os sintomas incluem febre, faringite, odinofagia e edema no pescoço abaixo do osso hioide. O diagnóstico é por TC. O tratamento é feito com antibióticos e drenagem cirúrgica.

Quais são as Fascias cervicais?

Fáscias cervicais podem ser divididas em: A) Camada Superficial que envolve todo o pescoço e suas estruturas. Estão nela o ECOM e trapézio, as glândulas parótida e submandibular. B) Camada Média: Se estende do osso hióide ao tórax, continuando pelo pericárdio.

Qual o perigo de um abscesso?

Sem o devido tratamento, a infecção pode se espalhar e provocar sinusite, por exemplo. Mais perigoso ainda é atingir o coração e o cérebro, podendo causar a morte. Alguns sintomas estão relacionados com a presença de um abscesso dentário: Sensibilidade na mastigação e/ou na ingestão de líquidos frios e quentes.

O que causa a epiglotite?

As causas da epiglotite podem ser uma gripe mal curada, ficar engasgado com algum objeto, ocorrência de infecções respiratórias, como pneumonia, inflamações da garganta e queimaduras da garganta.

O que causa abscesso na cabeça?

Um abscesso do cérebro é uma bolsa de pus. Pode se formar no cérebro quando as bactérias de uma infecção em outra parte da cabeça ou na corrente sanguínea ou de uma ferida entram no cérebro. Pode ocorrer cefaleia, sonolência, náusea, fraqueza em um lado do corpo ou convulsões.

Como curar um abscesso na cabeça?

O tratamento do abscesso cerebral é feito com o uso de potentes antimicrobianos, como antibióticos ou antifúngicos, na veia, para combater o microorganismo causador. Além disso, costuma ser indicada a drenagem do abscesso, em centro cirúrgico, por um neurocirurgião.