Quais são as orações subordinadas adjetivas?

Quais são as orações subordinadas adjetivas?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.

O que é uma conjunção adjetiva?

Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente.

Que é pronome ou conjunção?

Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.

Quais são as conjunções integrantes?

São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração....Conjunções Integrantes

  • As conjunções são: que e se.
  • A verdade é que te amo.
  • Não sei se você notou que as cortinas são senhoriais.

Qual é a diferença entre pronome relativo é conjunção integrante?

Pronome relativo x Conjunção integrante

  1. O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.
  2. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

O que é uma oração integrante?

A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo».

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é o máximo?

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.