Quais os tipos de aparelho de contenção?

Quais os tipos de aparelho de contenção?

Normalmente é um aparelho móvel, mas pode ser de vários tipos de acordo com a preferência do Ortodontista.
  • Contenção Ortodôntica tipo Hawley.
  • Contenção Estética Ortodôntica tipo Placa a vácuo.
  • Contenção Ortodôntica Estética tipo Placa Hawley.

Quais são os tipos de contenção para os dentes?

Tipos de contenções ortodônticas
  • Contenção Fixa Plana.
  • Contenção Fixa Modificada (Higiênica)
  • Placa de Hawley Superior.
  • Contenção Ortodôntica de Acetato.
9 de jul. de 2020

Quanto tempo usar contenção móvel?

“O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 6 meses e o uso noturno por mais 6 meses. Portanto, 1 ano seria um período comum e favorável para o uso da contenção”, esclarece.

Qual a diferença do aparelho móvel e contenção?

“O aparelho móvel serve para movimentar os dentes, ou seja, é um dispositivo ativo usado durante o tratamento ortodôntico” explica o dentista. A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo.

O que é contenção para os dentes?

A contenção de dente é um aparelho que pode ser fixo ou móvel, utilizado após o tratamento ortodôntico. Que tem como função manter os dentes alinhados após este período, ou seja, ela mantém a estabilidade das arcadas impedindo que a recidiva dentária aconteça.

Quanto tempo tenho que ficar com contenção fixa nos dentes?

Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.

Quanto tempo tem que ficar com a contenção fixa?

Todavia, de forma geral, o período de duração médio do uso da contenção, será de, no mínimo, o tempo equivalente ao uso do aparelho fixo. Assim, se o paciente usou aparelho por 24 meses, deverá usar a contenção por, no mínimo, mais 24 meses.

Tem como colocar contenção superior?

A contenção fixa superior consiste num fio metálico, que o dentista deixa fixo na face interior dos dentes do paciente. ... Porém, usar a contenção fixa nos dentes superiores também é uma opção, desde que isso seja recomendado pelo dentista. Tudo depende de questões como o espaço disponível e o histórico do paciente.

Pode colocar contenção fixa superior?

A contenção fixa higiênica na arcada superior é uma opção? Sim. Da mesma forma que na arcada inferior, a contenção fixa higiênica pode ser usada sem problemas, desde que haja espaço disponível. A vantagem, como sempre é a facilidade de usar o fio dental sem precisar de acessórios.

Tem que usar o aparelho móvel para sempre?

Após observarem estabilidade no tratamento, eles diminuem o uso para apenas noturno, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho móvel. “O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 6 meses e o uso noturno por mais 6 meses.

Para que serve o aparelho móvel de contenção?

O aparelho de contenção tem o importante papel de manter os dentes na posição em que eles estão. Forma uma espécie de barreira para que os resultados sejam mantidos, evitando que aconteçam as tão temidas recidivas, que podem desalinhar toda a arcada dentária novamente.

O que é melhor contenção fixa ou móvel?

“O aparelho removível (móvel) é indicado para o arco superior, neste tipo o paciente remove para se alimentar e realizar atividades físicas”, define o odontologista. Enquanto isso, a contenção fixa é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária.

Porque colocar contenção nos dentes?

A contenção de dente é um aparelho que pode ser fixo ou móvel, utilizado após o tratamento ortodôntico. Que tem como função manter os dentes alinhados após este período, ou seja, ela mantém a estabilidade das arcadas impedindo que a recidiva dentária aconteça.