O que se entende por discriminação?

O que se entende por discriminação?

Segundo a Lei n.º 93/2017, de 23 de agosto, entende-se por «Discriminação», qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, que tenha por objetivo ou efeito a anulação ou restrição do reconhecimento, gozo ou exercício, em ...

Qual as consequências da discriminação?

De acordo com pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quem sofre com a discriminação possui até 4,4 vezes mais chances de apresentar problemas como depressão, ansiedade e dificuldade na hora de se concentrar.

Qual a definição de preconceito e discriminação?

Enquanto o preconceito é o pré-julgamento, a discriminação é o ato de diferenciar, de dar tratamento diferente. A discriminação é a ausência de igualdade ou a manifestação das preferências, causando cisões sociais entre os indivíduos.

O que a discriminação pode causar na sociedade?

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, concluiu que vítimas de discriminação têm um risco quatro vezes maior de desenvolver depressão ou ansiedade e ainda estão propensas a agravos como hipertensão.

Quais são as consequências da discriminação de gênero?

A desigualdade de gênero reforça uma situação de violência, que pode ser física, sexual, psicológica, social, patrimonial ou moral. Muitas vezes, as mulheres não encontram apoio social ou do Estado para desfazer esse ciclo.

O que que é preconceito?

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico. ... Veja também: Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo.

O que é preconceito como acontece?

O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.

Qual a principal função da discriminação e do preconceito na sociedade?

Discriminação, por exemplo, é sinônimo de separação e procura estabelecer diferenças entre as pessoas. É um componente básico das políticas de segregação, que visam afastar e isolar minorias raciais, sexuais ou religiosas, impossibilitando que participem da vida social de forma integral e em igualdade de condições.

Como acabar com o preconceito e a discriminação em nossa sociedade?

Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.
  1. Liberdade de expressão não dá carta branca para o preconceito. As pessoas são livres para emitir opiniões. ...
  2. Seja claro e firme. ...
  3. Aja com rigor e agilidade. ...
  4. Promova a empatia.
20 de nov. de 2019

O que é a discriminação de gênero?

A desigualdade de gênero é um fenômeno social estudado pela sociologia que acontece quando ocorre discriminação e/ou preconceito com outra pessoa por conta de seu gênero (feminino ou masculino).