Qual é o agente causador da meningite fúngica?

Qual é o agente causador da meningite fúngica?

A Meningite fúngica é rara e sua principal causa são os fungos do tipo Cryptococcuse Coccidioides, que se propagam através do sangue para as Meninges.

Como se prevenir da meningite fúngica?

Para evitar a proliferação de fungos, principal agente responsável pela meningite fúngica, que agride diretamente o sistema respiratório, existe um equipamento chamado desumidificador Desidrat, que combate a proliferação de fungos e bactérias, pois controlam o nível de umidade.

O que significa meningite fúngica?

A meningite fúngica é uma doença infecciosa causada por fungos, que se caracteriza pela inflamação das meninges, que são membranas que se localizam em torno do cérebro e da medula espinhal, podendo levar ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos.

Como detectar meningite?

O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.

Como ocorre a contaminacao do tétano?

O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa.

O que fazer para se prevenir da tuberculose?

O emprego de medidas de controle de infecção também faz parte das ações de prevenção da doença, tais como: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.

O que podemos fazer para evitar a leptospirose?

Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Como se prevenir contra a tuberculose?

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.