Quem são os ribeirinhos e como vivem?

Quem são os ribeirinhos e como vivem?

Os ribeirinhos habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da floresta, absorvendo a variação sazonal das águas como uma característica fundamental na constituição de sua rotina de vida e trabalho.

Onde vivem ribeirinhos?

Os ribeirinhos encontram-se geralmente nas margens dos grandes rios brasileiros, sendo que os caboclos, com os quais tivemos mais convivência em nossa pesquisa, vivem ao longo dos rios amazônicos, incluindo o ecossistema das matas de várzea, bastante produtivo.

Onde vivem as comunidades pantaneiras?

Localização/Bioma: Pantanal, localizado nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pantanal é caracterizado por um regime de precipitações com dois períodos distintos, o da seca (abril a setembro) e da cheia (outubro a março). As regiões pantaneiras passam por inundações moderadas por três a cinco meses ao ano.

Como são as casas dos ribeirinhos?

Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes. Outras mais afastadas do rio ainda são construída de barrote.

Como os ribeirinhos se locomovem?

O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte.

Quais são as comunidades que vivem na região do Pantanal?

O Pantanal é lar de algumas etnias indígenas ainda presentes, como os Kadiwéus, Guaranis Kaiowá, Guaranis Ñandeva, Bororo Orientais, Guapós e Terenas entre outros. Também foi lar de muitas outras já extintas, como os Paiaguás e Guaikurus.

Quais as comunidades tradicionais que vivem no Pantanal?

As comunidades tradicionais ribeirinhas Barra de São Lourenço e Amolar situadas no entorno do PARNA Pantanal são diferenciadas em relação a ocupação do espaço e meios de sobrevivência, são formadas por pessoas que vivem durante anos nessa região e há gerações, numa dinâmica de vida e historicidade marcada pelo ciclo ...

Como se chama as casas dos ribeirinhos?

A tipologia adotada é a palafita, cujo piso de acesso fica em geral três a quatro metros sobre o terreno natural. Esta altura varia conforme o nível da maior cheia registrada na região. Encontramos palafitas na amazônia com mais de oito metros de altura.

Como são as casas no Pantanal?

Moradias com material reciclado e à prova de fogo, sistema para captação de água, tratamento de esgoto, proteção contra mosquitos e elevação em palafitas para fazer frente aos eventos climáticos extremos. ... Os sistemas são apropriados para áreas inundáveis.

O que comem os ribeirinhos?

O peixe e os produtos derivados da mandioca são a base alimentar das comunidades ribeirinhas que vivem na Amazônia. Mesmo com o progresso chegando às margens das várzeas dos rios trazendo produtos industrializados como o arroz, o feijão e o macarrão, os caboclos não dispensam um bom prato regado a muita farinha.

Como é a pesca dos ribeirinhos?

Nas comunidades ribeirinhas, o peixe representa a base alimentar e econômica. Sem energia elétrica, não há como estocar a produção e os pescadores precisam decidir se o peixe será trocado, vendido ou consumido ali mesmo. Um dos peixes explorados é o aruanã, de cor amarelada e que chega a medir até um metro.