O que é o princípio da dualidade?

O que é o princípio da dualidade?

Um dos tópicos ensinados na física moderna é o princípio da dualidade da luz, o qual afirma que a luz possui uma natureza dual, comportando-se, em alguns fenômenos, como uma onda e, em outros, como partícula [2].

O que diz o princípio da dualidade de Broglie?

O Princípio de dualidade onda-partícula de De Broglie Nesta teoria, ele defendeu a hipótese de que os elétrons poderiam comportar-se como uma onda. Essa teoria foi duramente criticada pelos acadêmicos da época, mas mostrou-se correta através dos experimentos.

O que é dualidade em física?

A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. A natureza dual pode ser observada por meio de experimentos quando se investiga o comportamento de partículas, como elétrons, prótons, nêutrons e até os átomos.

Quais são as características da matéria segundo de Broglie?

Segundo de Broglie, a matéria também poderia apresentar tal comportamento dual. A proposta de de Broglie para a dualidade onda-partícula para a matéria se estende a toda matéria como prótons, nêutrons, átomos, moléculas e não somente aos elétrons.

O que diz o princípio de Heisenberg?

Na Física Clássica, está implícita a idéia de que qualquer grandeza de movimento de uma partícula pode ser medida e descrita de modo exato. Por exemplo, podemos medir simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula sem perturbar o seu movimento.

Qual a teoria de Louis de Broglie?

Ele afirmou que como o universo era formado inteiramente de matéria e energia, como luz, raios cósmicos etc, e se a luz possuía um comportamento ao mesmo tempo de onda e de partícula, talvez o mesmo acontecesse com a matéria.

Como uma onda se comporta?

Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espaço, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfície, passa a se comportar como partícula.

O que é onda-partícula?

A dualidade onda partícula é uma propriedade que permite que algumas coisas se comportem tanto como onda quanto como partícula. Isso significa que as ondas podem se comportar como partículas e as partículas podem se comportar como ondas.

Como de Broglie chegou a sua equação?

Na equação de Broglie o comprimento de onda de um elétron é uma função da constante de Planck (6.626×10−34 joule-segundos) dividido pelo momento (não relativisticamente, sua massa multiplicada pela sua velocidade). ... O comportamento como ondas de partículas de momentos pequenos é análogo àquele da luz.

Qual é o comprimento de onda de Broglie?

O comprimento de onda λ das ondas de De Broglie e a quantidade de movimento p das partículas são inversamente proporcionais, sendo a expressão matemática que traduz tal relação: λ = h/p, onde h é a constante de Planck.

O que Louis de Broglie concluiu sobre o elétron?

De Broglie conclui que o elétron poderia ser tratado da mesma forma que a luz. Seria associado ao elétron um comprimento de ondar específico na região da órbita que ele ocupa em determinado nível de energia.

Quando a luz se comporta como uma onda?

Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espaço, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfície, passa a se comportar como partícula.

Porque a luz se comporta como onda?

A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

Em qual ou quais situações uma partícula é considerada como onda?

Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espaço, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfície, passa a se comportar como partícula.

O que a mecânica quântica explica sobre partícula é onda?

A teoria da mecânica quântica afirma que a luz é feita de pequenos pacotes de energia chamados de fótons. Dependendo das condições do experimento, observamos os fótons se comportar como se fossem ondas, e outras vezes como se fossem partículas. ... Os resultados sugerem que um fóton não é nem uma onda, nem uma partícula.

O que foi proposto por Louis de Broglie?

Em 1924, em sua tese de doutorado, o físico francês, Louis de Broglie (1892-1987), formulou uma hipótese na qual afirmava que: Toda a matéria apresenta características tanto ondulatórias como corpusculares comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico.

Qual é o comprimento de onda de um elétron?

Definições matemáticas. é a velocidade da luz. O valor CODATA de 2002 para o comprimento de onda Compton do elétron é 2.4263102175×10−12 m com uma incerteza padrão de 0.0000000033×10−12 m. Outras partículas têm diferentes comprimentos de onda Compton.

Quanto maior a massa menor o comprimento de onda?

Dessa forma, é possível perceber que o comprimento de onda relacionado a uma partícula é inversamente proporcional à massa e velocidade, ou seja, quanto maiores forem essas grandezas, menores serão os seus comprimentos de onda.