O que eram as feitorias Brainly?

O que eram as feitorias Brainly?

Feitorias são lugares ou estabelecimentos, geralmente fortificados e próximos a portos. Elas foram muito usadas pelos portugueses, e funcionavam como entrepostos comerciais para as trocas de mercadorias.

O que era o escambo e as feitorias?

Resposta. Escambo: foi a troca de favores realizada entre indígenas e portugueses no início da colonização; Feitorias:entrepostos comerciais feitos em zonas costeiras que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais.

Como eram organizadas as feitorias?

As feitorias foram entreposto|entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).

Qual era o papel das feitorias no tráfico de escravos?

Quem administrava as feitorias eram os feitores (posto de confiança do Rei, sendo escolhidos entre a nobreza) cujas funções eram gerenciar o comércio, os mercadores e fiscalizar os escravos. ...

Qual era o papel das feitorias?

As feitorias portuguesas eram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).

Qual era a importância das feitorias?

Elas foram importantes na exploração dos recursos naturais pois facilitavam a navegação de e para Portugal, forneciam uma base da qual partiam os exploradores para mapear os recursos e forneciam um ponto de comércio onde os nativos poderiam trocar produtos locais por produtos portugueses.

O que foram as feitorias porque foram criadas?

As feitorias eram fortificações costeiras que os portugueses construíam em territórios que exploravam comercialmente, facilitando tanto a navegação (nestas fortificações era possível reparar e reabastecer navios) quanto o comércio naquela região: lá os povos nativos poderiam negociar com os portugueses.

Qual foi a importância da tomada de Ceuta?

Resposta: A conquista da pequena ilha de Ceuta foi fundamental para estabelecer um porto intermediário sob o domínio português, de modo que os portugueses estabeleceram um domínio maior do Atlântico.

Qual a importância das feitorias para o processo de expansão marítima portuguesa?

Facilmente abastecidas e defendidas por mar, as feitorias funcionavam como bases de colonização autónomas, que proporcionavam segurança e permitiram a Portugal dominar o comércio no Atlântico e no Índico, estabelecendo um vasto império com poucos recursos humanos e territoriais.

Qual a importância da expansão marítima?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Qual a importância das especiarias e de que forma o seu comércio impulsionou a expansão marítima portuguesa?

As especiarias tinham grande importância, eram compradas mais baratas e vendidas mais caras em Portugal. ... A partir de então ocorreu o domínio de Portugal á grande parte da América. Levaram 76 anos para descobrir a rota certa para chegar até a Índia.

Qual a importância das especiarias e de que forma?

As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos.

Qual a importância das especiarias para a expansão marítima europeia?

os europeus utilizavam as especiarias vindas das índias ( que eram muito caras pois eram importadas) pra a conservação de alimentos,em especial carnes , já hoje em dia os temperos servem para dar gosto a comida pois a geladeira faz o trabalho de conservar os alimentos , também utilizavam para fabricar medicamentos .

Quais foram os fatores que contribuíram para o pioneirismo português?

Tradicionalmente apontam-se como fatores que influenciaram no pioneirismo português nas grandes navegações a posição geográfica privilegiada, a unificação "precoce" do Estado Português e a tradição de navegação.

Por que Portugal foi o pioneiro nas navegações por que a Espanha iniciou as mais tardiamente?

A Espanha estava numa guerra civil na época das grandes navegações, o que fez com que iniciasse mais tarde seu processo colonizador. O pioneirismo português pode ser explicado pela relativa "paz" vivida na época, o desejo de expansão da fé católica e a busca por metais preciosos.

O que são especiarias e qual é a sua importância para a expansão marítima na época moderna?

Resposta. Especiarias era temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. ... Eram valorizadas pois nao podiam ser cultivadas na Europa devido ao clima frio, com isso as grades navegaçoes cuidavam em ir a busca dessas especiarias para ser comercializada no comercio local europeu.

Por que as especiarias eram tão cobiçadas?

As especiarias eram temperos que comerciantes europeus compravam nas arábias, no período das grandes navegações. ... Elas eram cobiçadas pelo seu alto valor no mercado europeu, que proporcionava grandes lucros aos comerciantes que negociavam tais produtos.

O que as potências européias desejavam com a expansão marítima?

O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415.

Que papel teve a conquista de Constantinopla na expansão marítima?

(UFPB 2009)A conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, interrompeu o comércio por terra entre a Europa e a Ásia, obrigando os europeus a buscarem novas rotas comerciais, agora pelo mar. Esse fato beneficiou os países atlânticos e ajudou a deslocar o eixo econômico para a Europa Ocidental.

Quais desafios eles teriam enfrentado nessas viagens?

Resumindo: a viagem era cheia de perigos, até mesmo quanto à alimentação e à água a serem consumidos durante a travessia do Oceano Atlântico, e também as Doenças como tuberculose, tifo, tétanos,lepra, sifilis, falta de água, alimentos impróprios, tempestades...

Quais eram os produtos cobiçados na expansão marítima?

As mais procuradas, no século XV, eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada.

Quais foram os grupos sociais que se engajaram em prol do ideal da expansão marítima europeia?

Os grupos sociais engajados com a expansão marítima europeia foram a Alta Burguesia, a Nobreza e o Clero.

Quais foram as duas cidades italianas mais famosas pela expansão do domínio do comércio e das rotas?

Comércio mediterrâneo e nórdico Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.