O que mudou na nova NBR 5626?

O que mudou na nova NBR 5626?

Entre as novidades, a revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, e aprofundou os temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria. A norma somente se aplica ao sistema predial de água potável em qualquer tipo de edifício, residencial ou não.

Qual a pressão máxima determinada pela NBR 5626 2020?

Já para pressão máxima estática (sem fluxo de água) tem-se o seguinte: “Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa”.

O que é um alimentador predial?

O alimentador predial é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico. Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água com a finalidade de armazenar água e de regular a pressão. Nenhum edifício será abastecido diretamente pela rede pública.

Como deve ser a tubulação de água potável?

O escoamento da água de extravasão e de limpeza devem ocorrer de modo a não causar danos e transtornos. A tubulação de extravasão deve ter diâmetro mínimo de 19mm, sendo recomendado diâmetro superior ao da tubulação de alimentação.

Qual é a norma que trata sobre instalações de água fria?

instalações prediais de água fria, devem obedecer à NBR 13206.

Quais são os valores recomendados pela NBR 5626 para pressão em qualquer ponto da rede?

De acordo a NBR 5626, uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não pode ser maior do que 40 m.c.a, ou seja, 4 Kgf/cm².

Qual o valor máximo admitido pela norma da pressão estática?

De acordo a NBR 5626, uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não pode ser maior do que 40 m.c.a, ou seja, 4 Kgf/cm².

Qual a pressão estática máxima e a pressão dinâmica mínima recomendada pela NBR 5626 98?

A rede de distribuição de água fria deve ter em qualquer dos seus pontos (NBR 5626/1998): Pressão estática máxima: 400 kPa (40 m.c.a.); Pressão dinâmica mínima: 5 kPa (0,5 m.c.a.).

Qual a função do alimentador predial?

O alimentador predial é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico. Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água com a finalidade de armazenar água e de regular a pressão.

Qual a diferença entre o ramal predial e o alimentador predial?

Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. ... Ramal de alimentação – É a tubulação compreendida entre o hidrômetro e a entrada de água no reservatório de acumulação. Reservatório Inferior – É próprio dos edifícios com mais de dois pavimentos.

Qual a diferença de tubulação de extravasão e de limpeza em reservatórios de água potável?

3.45 tubulação de extravasão: Tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento. 3.46 tubulação de limpeza: Tubulação destinada ao esva- ziamento do reservatório, para permitir sua limpeza e manutenção.

Qual o valor máximo para a pressão de serviço?

É o mesmo que dizer que a pressão de serviço não deve ultrapassar 60 m.c.a., já que o resultado da pressão estática máxima (40 m.c.a.) somada à máxima sobre pressão (20 m.c.a.) é de 60 m.c.a. É de grande importância seguir estas recomendações para evitar possíveis transtornos, como: rompimento de tubulações e/ou ...

Qual aparelho podemos utilizar para verificar a pressão em um ponto qualquer das nossas instalações de água fria?

Podemos dizer que o manômetro nada mais é do que um instrumento de medição que é responsável por medir a pressão em sistemas fechados. Existem diferentes tipos de manômetros e vamos falar um pouco mais sobre eles.

Mais tópicos