Quando é necessário fazer biópsia da tireoide?

Quando é necessário fazer biópsia da tireoide?

O diagnóstico conclusivo do câncer de tireoide só pode ser realizado por uma biópsia, que é o procedimento no qual o médico remove uma amostra de tecido para análise. A maneira mais simples de descobrir se um nódulo de tireoide é maligno é a aspiração com agulha fina do nódulo tireoidiano.

Porque fazer biópsia da tireoide?

A biópsia ou punção aspirativa da tiróide é um exame extremamente relevante e que serve para descartar ou permitir um diagnóstico definitivo em casos suspeitos de doenças malignas da tiróide (cancro da tiróide).

Como é feito o exame PAAF?

Trata-se de um “tipo de punção na qual uma agulha fina é introduzida na mama, sob anestesia local, e feita através da visualização pelo ultrassom. Assim, o médico identifica o nódulo no ultrassom e então realiza o procedimento”, explica o médico.

Para que serve o exame de punção da tireoide?

A punção de nódulo na tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Ele é geralmente realizada por um Médico Ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista.

Quando que a tireoide pode virar câncer?

O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.