O que é granuloma de células gigantes periférico?

O que é granuloma de células gigantes periférico?

O granuloma periférico de células gigantes (GPCG) é definido como uma enfermidade benigna, de etiopatogênese incerta, proliferativa e reacional do tecido conjuntivo fibroso ou do periósteo, que se caracteriza histologicamente pela presença de células gigantes multinucleadas.

É um crescimento gengival relativamente comum?

O fibroma ossificante periférico é um crescimento gengival benigno relativamente comum de natureza reacional, correspondendo à evolução do granuloma piogênico. É uma das lesões não-neoplásicas mais freqüentes na gengiva, representando cerca de 9,6% dos exames submetidos à análise anátomo-patológica.

O que é célula gigante Multinucleada?

Uma célula gigante é uma massa de vários núcleos formada a partir da união de macrófagos, que muitas vezes forma granulomas.. Ao redor desta célula existe uma camada de fibroblastos, que com o tempo depositam colágeno, tal que substitui todo o granuloma por uma cicatriz mielinizada.

Quais são as características microscópicas do granuloma piogênico?

Características histopatológicas O exame microscópico do granuloma piogênico mostra uma proliferação altamente vascular, semelhante ao tecido de granulação. Numerosos canais, pequenos e grandes, delimitados por endotélio, são formados e apresentam-se obliterados por hemácias.

O que é fibrose gengival?

Fibromatose gengival hereditária (FGH) é uma condição bucal rara clinicamente manifestada por um aumento gengival generalizado e fibrótico, podendo apresentar-se de forma isolada ou associada a outras alterações, como parte de síndromes.

O que causa a Fibromatose gengival?

A fibromatose gengival hereditária consiste em uma condição rara (acomete uma a cada 750 mil pessoas), que afeta as gengivas, causando aumento lento e progressivo dos tecidos da região, em decorrência do acúmulo excessivo de colágeno, que chega a cobrir parcial ou totalmente os dentes.

O que é periodontite?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.