O que é uma alfa talassemia?

O que é uma alfa talassemia?

A talassemia alfa constitui um grupo de doenças hereditárias, de distribuição mundial, causada pela deficiência de síntese de uma ou mais cadeias alfa da hemoglobina.

Quais os sintomas da talassemia alfa?

Na alfa-talassemia menor e na beta-talassemia menor, as pessoas apresentam anemia leve sem sintomas. Na alfa-talassemia maior, as pessoas apresentam sintomas moderados ou graves de anemia, incluindo fadiga, falta de ar, palidez e aumento do tamanho do baço. Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça.

Como tratar talassemia alfa?

Doentes com alfa-talassemia silenciosa ou talassemia minor, não requerem tratamento. O tratamento específico, porém, é necessário para outras formas da doença e pode incluir transfusões ocasionais de glóbulos vermelhos, quelação de ferro, e outras medidas de suporte.

Qual é o tipo de herança da talassemia?

No subtipo de talassemia beta menor, os portadores apresentam apenas uma herança genética da talassemia, que pode ter sido adquirida do pai ou da mãe. O único sintoma aparente da beta talassemia menor é uma leve anemia, e não há necessidade de tratamento.

O que é Talassemia Alfa mínima?

TALASSEMIAS ALFA MÍNIMA E MENOR Talassemias são alterações genéticas e hematológicas causadas por deficiências nas produções de globinas alfa ou beta, principalmente, e que podem ser parciais ou totais.

Qual o exame para talassemia?

O diagnóstico laboratorial das talassemias é feito por hemograma e eletroforese de hemoglobina. Também é possível estudar a mutação genética específica. As cadeias produzidas em excesso formam precipitados na hemácia, lesam a membra- na e provocam destruição prematura.

Quais exames para talassemia?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.

Como descobrir o tipo de talassemia?

Entre os exames que podem ser pedidos estão:
  1. Hemograma completo.
  2. Teste genético para identificar possíveis genes que causam a talassemia.
  3. Níveis de ferro no sangue.
  4. Um exame de sangue que mede a quantidade de diferentes tipos de hemoglobina, para ajudar a descobrir que tipo de talassemia você ou seu filho tem.

O que é talassemia genética?

A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.

Como diagnosticar talassemia alfa?

O diagnóstico de Alfa-talassemia é geralmente feito com análises ao sangue, análises específicas para hemoglobina e exames genéticos. A doença pode ser detectada no pré-natal.

Como diferenciar a Beta talassemia da alfa talassemia?

Entenda Talassemia alfa e Talassemia Beta A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos, que pode ocorrer de duas formas: Pessoas com a talassemia beta tem mutação (alteração) no cromossomo 11 e com a talassemia alfa tem a mutação no cromossomo 16. Assim, a hemoglobina não é produzida adequadamente.

Quais são os exames para detectar talassemia?

São realizados exames de sangue para se fazer o diagnóstico de talassemia. Os médicos fazem contagens de sangue e examinam uma amostra de sangue ao microscópio. É possível ver as anormalidades características dos glóbulos vermelhos. , outro exame de sangue, também é realizada.

Quanto custa o exame de talassemia?

Pesquisas Talassemia: inclui Eletroforese (Alcalina), Dosagem Hb Fetal, Dosagem Hb A2, Reticulócitos, Heinz, Hb H, Eletroforese Ácida (se necessários). Custo máximo R$10,00.