O que a Lei 10436 representa para a comunidade surda?

O que a Lei 10436 representa para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras e esse reconhecimento traz consequência positivas para a comunidade surda, que passam a ver seus direitos fundamentos sendo desvelados pela população em geral, principalmente para as vivencias em locais públicos.

O que diz a Lei 10.436 2002?

A Lei10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos. ... Desde 2005, a Libras é obrigatória para o curso de licenciatura, pedagogia e fonoaudiologia.

Qual a contribuição da Lei nº 10436 de 24 de abril de 2002?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

Como citar a Lei 10436?

Lei10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: LEIS/2002/L10436.htm>.

Qual a Lei que regulamenta a Libras?

Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. O dia nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado neste sábado (24), marca os 19 anos da Lei nº 10.436/2002 que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

Qual a importância da legislação para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos. ... A língua de sinais constitui esta ponte, portanto, importante na educação dos surdos nas classes regulares.

Qual a contribuição do governo para a comunidade surda?

Brasília/DF - O Ministério da Cidadania lançou nesta quarta-feira (18) o projeto Sinais, com atividades culturais, esportivas e de cidadania voltadas aos surdos e as pessoas com deficiência auditiva. ... Promover a inclusão e a autonomia da comunidade surda, segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, é prioridade.

Qual a importância da Lei de Libras para os surdos?

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

Como citar a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002?

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: LEIS/2002/L10436.htm>.

O que dispõe o Decreto nº 5.626 05 que regulamenta a Lei nº 10.436 2002?

Decreto nº 5.626 / 2005. REGULAMENTA A LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, E O ART. 18 DA LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. REGULAMENTAÇÃO, DISPOSITIVOS, NORMAS, CURSO DE FORMAÇÃO, MAGISTÉRIO, FONOAUDIOLOGIA, LINGUAGEM, SURDO, MUDO.

Como citar a lei de Libras?

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: LEIS/2002/L10436.htm>.

Em quais cursos a lei 10.436 02 garante a inclusão do ensino da Libras?

3º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do ...

O que diz o artigo 26 do decreto que regulamenta a Lei de LIBRAS?

O Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras - Língua ...

Quais as leis que garantem o acesso da criança surda a educação e sua inserção na sociedade?

24 do decreto nº 3.298/99 e a Lei nº 7.853/89 “a pessoa com deficiência têm direito à educação pública e gratuita e, preferencialmente, na rede regular de ensino, e, ainda, se for o caso, à educação adaptada às suas necessidades educacionais especiais.” (BRASIL, 1996).

Quais são os direitos dos surdos?

Quais são os direitos dos surdos no Brasil?
  • Prioridade no atendimento para pessoas surdas. ...
  • Acesso à informação. ...
  • Direito à educação. ...
  • Direito ao trabalho. ...
  • Direito à saúde.

Quais as modalidades de fala da pessoa surda?

A educação de surdos imprime visões do oralismo, da comunicação total, do bilingüismo. Oralismo no sentido clínico-terapêutico para tratar a falta de audição dos surdos e fazê- los falar trazendo como conseqüência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do Ser Surdo.

Qual a importância da inclusão do surdo e do deficiente auditivo na sociedade em geral?

A forma de comunicação por sinais, além de qualificar a destreza e cognição de deficientes auditivos, abrange portas para um outro patamar de linguagem a ponto de proporcionar um acesso a vida num todo, assim como o conhecimento do seu próprio ser.

Qual a importância do curso de libras?

A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.

Qual a importância da inclusão de Libras como disciplina curricular?

“A Língua Brasileira de Sinais é usada por milhões de brasileiros. ... "A inclusão do ensino de Libras no currículo do ensino fundamental vai auxiliar o desenvolvimento das crianças e é uma importante medida de política pública visando a inclusão das pessoas com dificuldades auditivas na sociedade”, avalia.