Qual o novo Código de Processo Civil?

Qual o novo Código de Processo Civil?

Após a aprovação pelo Congresso Nacional, em 16 de março de 2015 foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff a Lei nº 13.105, que instituiu o atual Código de Processo Civil, em vigor desde 18 de março de 2016.

Para que serve o Código de Processo Civil?

O Código de Processo Civil (CPC, Lei nº 5.589, de 11 de janeiro de 1973) contém todas as normas estritamente relacionadas aos processos judiciais de natureza civil. Ou seja, aqueles fora dos âmbitos penal, tributário, trabalhista e eleitoral, entre outros.

Qual a diferença entre o Código Civil é o Código de Processo Civil?

O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL é a Lei nº 5.869/1973 que regulamenta todo o trâmite dos processos na esfera judicial civil. ... O CÓDIGO CIVIL é a Lei nº 10.406/2002 que normatiza e disciplina as atividades humanas, isto é ele estabelece como serão determinadas relações suas obrigatoriedades, deveres e direitos estabelecidos.

O que eu preciso saber de Processo Civil?

O processo civil é o ramo do direito que contem regras e os princípios que tratam da jurisdição civil, ou seja, da aplicação da lei aos casos concretos, para a solução de conflitos de interesses pelo Estado-Juiz. Através da necessidade de regular as relações sociais, surge o ordenamento jurídico.

Porquê foi criado um novo Código de Processo Civil?

Sistema judiciário terá um ano para se adequar às mudanças O novo CPC é resultado de um trabalho que uniu o esforço de juristas, de parlamentares e da sociedade. Em 2009, o então presidente do Senado, José Sarney, tomou a iniciativa de propor a modernização do código atual, que entrou em vigor em 1973.

Como se divide o Processo Civil?

O CPC 2015 é dividido em três partes, que são: a) Parte Geral (arts. 1º a 317): b) Parte Especial (arts. 318 a 1.044); c) Livro Complementar (arts. 1.045 a 1.072).

O que muda com o novo Código de Processo Civil?

O Código de Processo Civil aboliu a contagem dos prazos processuais nos dias corridos. Assim, amplia os prazos e dá espaço para que os advogados consigam descansar nos finais de semana. Não há mais a necessidade de usar dias de descanso para cumprimento dos prazos.

Qual a diferença do Código Penal para o Código de Processo Penal?

Enquanto o Direito Penal é constituído pelas normas que definem os princípios jurídicos que regulam os seus institutos, definem as condutas criminosas e cominam as sanções correspondentes, o Processo Penal, é o instrumento através do qual pode ser imposta uma pena em função de um delito.

Quais as pessoas envolvidas em um processo civil?

O processo civil tem um objetivo instrumental, buscando a efetividade das leis materiais. ... São partes integrantes do processo o autor (polo ativo), o réu (polo passivo), o juiz e os assistentes processuais. Só há evidentemente lide em juízo por meio de ação judicial.

Que tipo de Lei e o Código de Processo Civil?

LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015. Código de Processo Civil. Art. 1º O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil , observando-se as disposições deste Código.

Quem criou o novo Código de Processo Civil?

A comissão elaboradora foi composta por Luiz Fux (presidente), Teresa Arruda Alvim Wambier (relatora), Adroaldo Furtado Fabrício, Benedito Cerezzo Pereira Filho, Bruno Dantas Nascimento, Elpídio Donizetti Nunes, Humberto Theodoro Júnior, Jansen Fialho de Almeida, José Miguel Garcia Medina, José Roberto dos Santos ...

Quais os princípios foram criados pelo novo Código de Processo Civil e que estão sendo aplicados de forma efetiva na atualidade?

O Objetivo deste artigo científico é entender e conceituar os Princípios no Novo Código de Processo Civil: Princípio do devido processo legal, Princípio do contraditório, Princípios dispositivo e inquisitivo, Princípio da motivação das decisões, Princípio da isonomia, Princípio da publicidade dos atos processuais, ...