O que são inimigos naturais das pragas?

O que são inimigos naturais das pragas?

Inimigo natural ou agente do controle biológico é qualquer organismo (vírus, fungos, bactérias, determinados insetos, aranhas, ácaros, etc) que exerça o controle sobre a população de insetos praga.

Qual a importância dos inimigos naturais?

Os inimigos naturais atuam reduzindo a população de determinado inseto-praga e a mantém abaixo do nível de controle e/ou em uma posição geral de equilíbrio, onde o inseto-praga não causa danos. O primeiro passo para conservar os inimigos naturais de pragas agrícolas na lavoura é conhecê-los.

Qual o predador natural do percevejo?

Predadores: Formigas e aranhas.

Quais são os inimigos naturais da soja?

Os inimigos naturais, como tesourinhas, bicho-lixeiro, percevejos, ácaros e parasitoides (apresentam eficiência de 60% de controle) são extremamente importantes no manejo natural de pragas que reduzem as produtividades das culturas agrícolas.

O que é nível de não ação?

Nível de não-ação (NNA): Corresponde a densidade populacional do inimigo natural capaz de controlar a população da praga.

Por que é importante conhecermos os inimigos naturais de cada espécie praga?

Deve-se considerar que, em certas circunstâncias, os inimigos naturais podem diminuir consideravelmente a população da praga no campo. ... Todos esses inimigos naturais atuam nas primeiras fases de desenvolvimento da praga, e, portanto, evitando danos significativos à planta.

Quais os principais inimigos naturais?

Esse grupo inclui besouros, moscas, percevejos, tesourinhas, vespas, formigas, louva-a-deus, ácaros e aranhas. “Muitos dos inimigos naturais categorizados como predadores são maiores do que suas presas, com exceção das formigas e ácaros predadores.

Quais são os possíveis inimigos naturais de uma espécie no ambiente?

Os inimigos naturais podem ser considerados os “amigos do agricultor”, geralmente insetos predadores que atuam se alimentando de outros insetos prejudiciais à plantação. Em alguns casos, eles mastigam os insetos que são ruins para a lavoura ou se alimentam do conteúdo interno do corpo deles.

Quais são os inimigos naturais que podem ser utilizados para controlar pragas na fase de ovos na cultura da soja?

Trichogramma pretiosum As espécies do gênero Trichogramma são atu- almente o grupo de inimigos naturais mais estu- dados e utilizados no mundo. São parasitoides de ovos com ampla distribuição e um grande número de hospedeiros e com facilidade de criação em hospedeiros alternativos (PARRA et al., 2002).

O que é nível de controle?

O nível de controle ou nível de ação refere-se à menor densidade populacional da praga que indica a necessidade de aplicação de táticas de controle, para impedir que uma perda de produção de valor econômico seja atingida.

O que significa nível de dano econômico?

O nível de dano econômico (NDE) é um conceito simples que integra fatores biológicos e econômicos que se destina a tornar os resultados de uma tomada de decisão lucrativos para o controle das plantas daninhas. ... Os valores de NDE variaram de 2 a 50 plantas m-2, e os de NDE ótimo, de 1 a 6 plantas m-2.

Quais as vantagens e as desvantagens do uso do controle biológico?

Dentre as vantagens do controle biológico, temos:
  • A redução do risco de poluição do meio ambiente;
  • A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos;
  • A ausência de resíduos em alimentos;
  • A não toxidez para a saúde humana;
  • E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.
21 de mai. de 2019

Quais fatores dificultam a utilização de inimigos naturais no controle biológico de pragas no Brasil?

Entre os principais desafios do Brasil na expansão da aplicação de controle biológicona agricultura, o primeiro deles, segundo Parra, “é a cultura do agricultor, porque o agricultor brasileiro tem uma cultura de químicos.

Qual é a intenção do controle biológico de pragas?

A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.

Qual a diferença entre competidores e predadores?

As interações entre espécies e das espécies com o meio ambiente determinam fortemente a dinâmica das populações na natureza. ... Ao contrario da competição interespecífica onde há efeitos negativos recíprocos entre as espécies envolvidas, na predação, apenas o predador é beneficiado diretamente (Chase et al. 2002).

Mais tópicos