Quais os grupos químicos utilizado no manejo de doenças na cultura da soja?

Quais os grupos químicos utilizado no manejo de doenças na cultura da soja?

Entre as moléculas mais utilizadas, se destacam os grupos dos Triazóis e Estrobilurinas, dois grupos de fungicidas que contribuíram para a redução das perdas causadas pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, doença amplamente conhecida, porém, ainda muito severa que pode evoluir em prejuízos de até 90% no rendimento da ...

Quais as formas de controle da antracnose Colletotrichum truncatum na cultura da soja?

truncatum. O uso de carbendazim, isolado ou em mistura, controlou a antracnose da soja. A aplicação de fungicidas proporciona redução na desfolha, menor porcentagem de pecíolos doentes, maior número de vagens, maior altura de plantas e ganhos na produtividade.

Qual fungo na cultura da soja é responsável pelo aumento considerável no uso de fungicidas na lavoura?

truncatum. Entretanto, com a expansão da cultura da soja para outras regiões do Brasil, tem-se observado, em algumas safras, aumento considerável da presença desse fungo nas sementes de soja. O patógeno, uma vez introduzido por sementes infectadas, sobrevive na entresafra em restos de cultura.

Como combater a antracnose da soja?

O uso de carbendazim, isolado ou em mistura, controlou a antracnose da soja. A aplicação de fungicidas proporciona redução na desfolha, menor porcentagem de pecíolos doentes, maior número de vagens, maior altura de plantas e ganhos na produtividade.

Qual o melhor fungicida para soja?

As maiores produtividades foram alcançadas com o uso isolado dos fungicidas Produto A, Produto B e Cronnos, enquanto as menores produtividades foram obtidas na testemunha e com o uso isolado de Priori Xtra e de Unizeb Gold (Figura 1).