Quais são os tipos de lagoas de estabilização?

Quais são os tipos de lagoas de estabilização?

As lagoas de estabilização podem ser: facultativas, associação entre anaeróbias e facultativas; aeradas seguidas de facultativas; aerada de mistura completa seguidas de lagoa de decantação, e ainda, lagoa de maturação.

Como funciona uma lagoa de estabilização?

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. Em geral, as lagoas apresentam excelentes eficiências de tratamentos.

Como funciona a lagoa de maturação?

As lagoas de maturação, também denominadas lagoas de polimento, objetivam principalmente a desinfecção do efluente das lagoas de estabilização. Apresentam profundidades da ordem de 1,0 m, a qual permite a eficaz ação dos raios ultra-violeta sobre os organismos presentes em toda a coluna d´água.

Qual é o tempo de detenção hidráulica e a taxa de remoção de DBO para as lagoas de estabilização no Brasil?

35 dias A taxa de carga orgânica superficial da última lagoa deve ser inferior a 50 kgDBO/(dia. ha) e, o tempo de detenção hidráulico total do sistema não deve ser inferior a 35 dias.

O que é uma lagoa de polimento?

Lagoas de polimento são uma tecnologia com grande potencial de aplicação em países em desenvolvimento por se tratarem de unidades que combinam o tratamento aeróbio a um tratamento anaeróbio eficiente (reator UASB).

Como dimensionar uma lagoa anaeróbia?

As principais informações que precedem um bom dimensionamento de lagoa anaeróbia são:
  1. População a ser atendida.
  2. Vazão afluente.
  3. DBO afluente.
  4. Sólidos suspensos afluentes.
  5. Temperatura do efluente.
  6. Coeficiente de desoxigenação.
  7. Coeficiente da taxa de variação do coeficiente de desoxigenação de acordo com a temperatura.
Mais itens...

O que é uma lagoa aeróbia?

LAGOA AERÓBIA – Sistema de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica ocorre quando existe equilíbrio entre a oxidação e a fotossíntese, para garantir condições aeróbias em todo o meio.

Quais são as diferenças entre as lagoas aeradas facultativas lagoas facultativas simples e a lagoa de mistura completa?

LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. ... O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio.

O que é lagoa de aeração?

A lagoa aerada é do tipo aeróbia quando o sistema opera em regime de mistura completa (teoricamente), com aeração intensa, com turbulência suficiente para manter a biomassa em suspensão e distribuir o oxigênio dissolvido por toda a massa líquida, garantindo um processo totalmente aeróbio.

O que é lagoa aerada facultativa?

LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. ... O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio.

Como fazer o dimensionamento de um ETE?

Para o dimensionamento de uma ETE, deve-se conhecer a temperatura média no mês mais frio do ano (temperatura crítica para o dimensionamento). De acordo com a Tabela 3, a temperatura crítica será de Tºmín = 17,6 ºC.

Como calcular carga orgânica Volumetrica?

Carga orgânica volumétrica - COV COV = Q x DQO / V 2,29 Kg DQO/m3.