O que diz a Lei 10.259 01?

O que diz a Lei 10.259 01?

LEI No 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal.

O que é recurso de sentença definitiva?

Sentença definitiva é a que resolve o mérito. Por meio desse ato, denominado sentença, o juiz aplica o Direito objetivo, de caráter geral, ao caso concreto. Em outras palavras, o juiz cria norma especial para dirimir o litígio entre as partes, baseada no Direito objetivo.

Quem pode ser Autor no Juizado Especial Federal?

Quem pode ajuizar processos perante os Juizados Especiais Federais: Podem ser autores de processos nos Juizados Especiais Federais as pessoas físicas, as microempresas e as empresas de pequeno porte. Como rés, sempre surgem a União, as autarquias, as fundações e as empresas públicas federais.

O que é o fonajef?

O Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais - Fonajef é um fórum de discussão promovido pela Ajufe e tem por objetivo tratar sobre temas afetos aos juizados especiais federais, buscando aprimorar seu funcionamento por meio do debate a respeito das mais diversas situações vivenciadas pelos juízes federais que atuam ...

Precisa de advogado no Juizado Especial Federal?

Não. A parte pode dar entrada no seu processo sem advogado no próprio Juizado Especial. No entanto, o advogado é o profissional apto e indicado para auxiliar a parte nos procedimentos relativos à tramitação da sua ação nos JEF's. Caso as partes recorram de qualquer decisão, é obrigatória a presença de um advogado.

Qual a competência dos Juizados Especiais?

Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas: ... § 3º A opção pelo procedimento previsto nesta Lei importará em renúncia ao crédito excedente ao limite estabelecido neste artigo, excetuada a hipótese de conciliação.

Quais os recursos cabíveis na Justiça Federal?

São eles:
  • Recurso de medida cautelar, também chamado de recurso sumário ou recurso contra decisão de tutela de urgência.
  • Embargos de Declaração.
  • Recurso Inominado.
  • Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas.
  • Recurso Extraordinário.
  • Incidente de uniformização de jurisprudência.
  • Agravo nos próprios autos e agravo interno.
Mais itens...•21 de jan. de 2019

Quem pode ser parte passiva no Juizado Especial?

No tocante à legitimidade passiva, no juizado especial estadual podem comparecer quaisquer pessoas físicas jurídicas, com exclusão, obviamente, das que não podem demandar naquele juizado. Às pessoas jurídicas ou do titular de firma individual, a Lei nº 12.137/09 deu nova redação à Lei nº 9.099/95.

Tem que pedir justiça gratuita no Juizado Especial Federal?

É acessível (dispensa as formalidades da Justiça Comum, podendo as partes ingressar com seu pedido sem advogado). ... É isento de custas e honorários advocatícios de sucumbência (não há pagamento de custas processuais, salvo em casos de recurso, sem pedido de Justiça Gratuita).

São admissíveis embargos de execução nos juizados especiais federais?

Não são admissíveis embargos de execução nos Juizados Especiais Federais, devendo as impugnações do devedor ser examinadas independentemente de qualquer incidente. Nos Juizados Especiais Federais, não é cabível a intervenção de terceiros ou a assistência.

Como entrar com uma ação no Juizado Especial Federal?

3. Como entrar com um processo no Juizado? O interessado deve procurar um advogado ou o Juizado mais próximo. Devem ser indicadas as informações identificadoras da ação, ou seja, as partes, os fatos, os fundamentos, o pedido e o valor da causa.

Pode entrar com ação sem advogado?

O acesso aos juizados especiais é permitido para cidadãos maiores de 18 anos, mesmo sem assistência de advogado. Para dar entrada na ação, basta se dirigir ao balcão de atendimento da secretaria judicial e apresentar a reclamação – oral ou escrita, que um servidor da Justiça efetuará a autuação do processo.

Qual a competência do Juizado Especial Cível quais ações são excluídas de sua competência?

A lei dos juizados especiais apresenta o rol de causas que serão excluídas de sua competência, são elas: de natureza alimentar; de natureza falimentar; de natureza fiscal; de interesse da Fazenda Pública; relativas a acidentes do trabalho; relativas a resíduos (direito sucessório); relativas ao estado e à capacidade ...

Quais pessoas podem ser partes e quais estão excluídas da competência dos juizados especiais?

Não podem ser partes em ações nos juizados especiais o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas da União, a massa falida e o insolvente civil. Em âmbito Federal, podem ser parte autora em processos civis as pessoas físicas, as microempresas e as empresas de pequeno porte.

Mais tópicos