O que causa a doença de hirschsprung?

O que causa a doença de hirschsprung?

A Doença de Hirschsprung decorre da ausência dos três plexos nervosos da parede das porções terminais do intestino grosso, em extensões variáveis – desde um segmento muito curto junto ao esfíncter interno do ânus até o comprometimento extenso e muito grave de todo o colo e íleo terminal.

Como é conhecida a doença de hirschsprung?

(Megacolo congênito) É uma anomalia congênita da inervação do intestino baixo, geralmente limitado ao cólon, resultando de obstrução parcial ou total. Os sintomas são de obstipação e distensão. O diagnóstico é feito por meio de enema baritado e biópsia do reto.

O que é a doença megacólon?

O megacólon é quando são afetadas as terminações nervosas que compõem o intestino. Já o megacólon tóxico é aquele que se instala no corpo do paciente como consequência de alguma outra condição que afeta o trato gastrointestinal, como a colite ulcerativa e a doença de crohn, por exemplo.

O que é Aganglionose congênita?

Também conhecida como doença de Hirschsprung (DH) ou aganglionose congênita do cólon. É causada pela ausência de células ganglionares nos plexos nervosos do intestino, causando a distensão da parte proximal do intestino, por isso também chamada de megacólon congênito.

O que causa o mega cólon Congenito?

Esta alteração, conhecida como doença de Hirschsprung, é uma doença que já nasce com o bebê, devido a uma deficiência ou ausência de fibras nervosas no intestino, o que impede o seu funcionamento adequado para a eliminação das fezes, que ficam acumuladas e causam os sintomas.

O que é Hipoganglionose?

A ÁREA DE TRANSIÇÃO ENTRE A NORMAL E A COM AGANGLIONOSE USUALMENTE APRESENTA POUCAS CÉLULAS GANGLIONARES NOS PLEXOS (HIPOGANGLIONOSE). CLINICAMENTE HÁ OBSTRUÇÃO INTESTINAL. LEIA MAIS EM: Georg Meissner e Hombres ilustres: L.

Qual tratamento para megacólon?

Apesar de não ter cura, o megacólon pode ser tratado de acordo com a sua causa, e consiste no alívio dos sintomas, com o uso de laxantes e lavagens intestinais, ou na realização de cirurgia para retirada da parte afetada do intestino, corrigindo de forma mais definitiva as alterações.

O que causa o megacólon?

A principal causa e megacólon adquirido é a Doença de Chagas, situação conhecida por megacólon chagásico, que acontece por lesões nas terminação nervosas intestinais provocadas devido à infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pela picada do inseto barbeiro.

O que é megacólon funcional?

O megacólon é caracterizado pela dilatação e alongamento da porção final do intestino grosso. Como consequência, o órgão perde lentamente a sua função, tornando a digestão mais demorada e causando cada vez mais constipação.

Quais são as causas da síndrome do intestino irritável?

Quais são as causas da síndrome do intestino irritável?
  • Contrações musculares no intestino – as paredes do intestino têm camadas de músculos que se contraem na medida em que os alimentos se movem pelo trato digestivo. ...
  • Alterações no sistema nervoso digestivo – há uma conexão muito próximo entre o cérebro e o intestino.
Mais itens...•14 de ago. de 2020

O que é megacólon com Fecaloma?

O abdômen cresce e comumente surge a mais freqüente complicação do megacólon chagásico que é o fecaloma. Nada mais do que fezes acumuladas, num único bolo, no interior do intestino, ressecado, de grande volume e impossível de ser propelido pelos movimentos intestinais, que são ineficazes.

O que é o megacólon?

Trata-se de uma malformação do intestino, em que parte do intestino ou todo ele, não apresenta células gânglionares, levando a um aumento do calibre do intestino em sua porção normal. O principal sintoma ao nascimento é a não eliminação de mecônio nas primeiras 24-48 horas de vida.

Quais os sintomas do megacólon tóxico?

Características do megacólon tóxico De maneira geral, os pacientes podem experienciar tanto constipação quanto diarreia, distensão abdominal, náuseas, vômitos, febre, taquicardia e até mesmo confusão mental. No exame físico, a palpação do abdômen é dolorosa, e os ruídos intestinais podem estar ausentes.

Como detectar megacólon?

Como confirmar: o diagnóstico do megacólon congênito é feito pela observação dos sintomas da criança pelo médico, realização do exame físico, além da solicitação de exames como raio-x do abdômen, enema opaco, manometria anorretal e biópsia retal, que permitem confirmar a doença.

Como é a cirurgia do megacólon?

Tratamento Cirúrgico do Megacólon Congênito No entanto, o tratamento definitivo da doença é cirúrgico. Assim, o objetivo da cirurgia é retirar a parte doente e reconstruir o trato intestinal. Isso é feito levando até o anus o segmento do intestino com inervação normal.