Porque ocorre a degeneração Walleriana?

Porque ocorre a degeneração Walleriana?

A degeneração walleriana (DW) ocorre quando o axônio é submetido a injúria, seja ela traumática ou isquêmica, com degeneração do tipo centrífugo3. Atualmente, a observação de DW pela ressonância magnética (RM) é muito freqüente, principalmente em processo isquêmicos com acometimento do trato cortico espinhal4,1.

Que é degeneração walleriana?

Degeneração Walleriana é um processo pelo qual a fibra nervosa se degenera, distalmente, em relação ao corpo do neurônio devido a uma lesão prévia do axônio.

O que é walleriana?

Degeneração Walleriana é um processo resultante do corte ou esmagamento de uma fibra nervosa, no qual a parte do axônio que é separada do corpo do neurônio degenera distalmente em relação à lesão.

O que é lesões nervosas?

Lesões nervosas periféricas são agressões aos nervos causadas por agentes mecânicos, químicos ou físicos, ocasionando consequências ao indivíduo. O objetivo com este trabalho foi explicar as lesões em si e os processos de cicatrização para que o nervo volte a executar suas funções.

Como recuperar os nervos?

Atualmente não há tratamento para recuperar a função nervosa humana após lesão no sistema nervoso central. Além disso, várias tentativas de re-crescimento do nervo através da transição PNS-CNS não foram bem-sucedidas. Simplesmente não há conhecimento suficiente sobre a regeneração no sistema nervoso central.

Quais tipos de lesão neural existem e qual a forma mais grave?

A lesão nervosa pode ser classificada em três tipos:
  • Neuropraxia – bloqueio fisiológico de condução nervosa num [dentro de um] axônio, sem nenhuma interrupção anatômica. ...
  • Axonotmesis - consiste de interrupção anatômica do axônio, sem interrupção, ou com uma interrupção parcial somente da estrutura do tecido conetivo.
Mais itens...

O que é sinais de perda axonal?

A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada aos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro. Os impulsos nervosos saem das células nervosas através de uma parte chamada axônio.