Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Por não haver qualquer tipo de diferença entre sinais e sintomas para cada sorotipo (DEN1,DEN2,DEN3,DEN4), conclui-se que a pesquisa realizada pode nos mostrar que a única diferença que encontramos nos subtipos é que uma vez contraído um dos quatro vírus existentes (por um dos subtipos), o organismo através do seu ...

Porque existem 5 sorotipos diferentes do vírus da dengue?

Todos os tipos de dengue são causados pelo mesmo vírus, no entanto, existem 5 pequenas variações deste mesmo vírus. Estas diferenças são tão pequenas que causam a mesma doença, com os mesmos sintomas e mesmas formas de tratamento.

Quais são as 4 formas de apresentação da dengue qual é a mais grave?

Vale lembrar que todos os sorotipos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a hemorrágica. Porém, de acordo com a Fiocruz, o DEN-3 é o responsável por causar formas mais graves da doença, seguido pelo DEN-2, DEN-4 e DEN-1.

Quais são os dois tipos de dengue que existe?

Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Quantos tipos de vírus da dengue existem?

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o vírus da dengue apresenta quatro sorotipos em circulação no Brasil: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Quais são os tipos de dengue?

A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Qual o tipo de dengue mais grave?

Dengue Hemorrágica: a forma mais grave da doença, pois pode levar ao óbito Nesse caso, o tratamento é realizado em um hospital e deve ser acompanhado de perto pelo médico.

Quantos são os tipos de vírus da dengue que circulam no Brasil?

As formas de prevenção da dengue, os riscos da doença e os meios de eliminação do Aedes aegypti já são de conhecimento de grande parcela da população. No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o vírus da dengue apresenta quatro sorotipos em circulação no Brasil: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

O que é soro grupo?

Sorogrupo é um grupo de sorotipos que possuem um antígeno comum. Serotipo se refere a variações distintas dentro de uma mesma espécie de bactéria ou vírus que são identificados como um antígeno único, presente na superfície de sua célula, na interpretação imunológica.

Quais são os tipos de dengue que existem e quais são os principais sintomas?

Confira os quatro tipos de dengue que circulam no Brasil: Dengue Clássica: A primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, normalmente seguido de cefaleia ou dor nos olhos, fadiga ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonturas, vômitos e erupções na pele.

Como saber qual o tipo de dengue?

Como confirmar o diagnóstico de dengue
  1. Exame físico. O exame físico consiste na avaliação pelo médico dos sintomas descritos pelo paciente, sendo indicativo de dengue clássica: ...
  2. Prova do laço. ...
  3. Teste rápido para diagnosticar dengue. ...
  4. Isolamento do vírus. ...
  5. Testes sorológicos. ...
  6. Exames de sangue. ...
  7. Exames bioquímicos.

Quem já teve dengue mesmo na forma assintomática ou quem é portador de doenças crônicas têm mais chances de desenvolver a dengue hemorrágica?

O risco de evolução para dengue hemorrágica aumenta drasticamente se o paciente é infectado mais de uma vez pelo vírus, por este fato é importante ser vacinado após a primeira infecção. Se você já teve a doença, o risco de complicações é muito maior porque o risco de evolução para dengue hemorrágica aumenta.

Qual a origem do Zika vírus?

O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.