O que é biorremediação e qual a sua importância?

O que é biorremediação e qual a sua importância?

A biorremediação é definida como sendo o uso de processos biológicos para degradar, transformar e/ou remover contaminantes de uma matriz ambiental, como água ou solo. ... Muitos compostos, comprovadamente tóxicos, têm sido introduzidos no meio ambiente pela atividade humana.

Para que serve a biorremediação?

Biorremediação é o uso de microrganismos ou plantas para descontaminação de áreas ambientais que foram afetadas por algum poluente. Do nome podemos concluir algo como “remédio vivo”. É um processo necessário quando há poluição por conta da má destinação de efluentes. ... É inofensivo às pessoas, plantas e animais.

Como é feita a biorremediação?

A biorremediação acontece quando microrganismos se aproveitam dos compostos orgânicos e inorgânicos e os utilizam como alimentação. As microbianas transformam os contaminantes em dióxido de carbono e água. Ou seja, além de tratar os rejeitos, já absorve as moléculas do próprio contaminante através da ação metabólica.

Quais são os tipos de biorremediação?

Há basicamente dois tipos de biorremediação do solo:
  • Biorremediação In-situ: tratamento do material contaminado no próprio local. Ou seja, não é necessário transportar o material. ...
  • Biorremediação Ex-situ: tratamento do material contaminado num local diferente de sua origem.
24 de fev. de 2017

O que é bioestimulação biorremediação?

A bioestimulação é uma técnica de biorremediação de resíduos oleosos em solos que visa a adição de nutrientes para estimular o crescimento microbiano em solos contaminados. Entretanto, é comum o uso de estimulantes inorgânicos em detrimento aos derivados de biomassas microbianas.

Onde a biorremediação pode ser aplicada?

Hoje, a biorremediação é um processo biológico que pode ser utilizado em tratamentos de resíduos, acidentes com derramamento de petróleo, degradação de compostos químicos e remoção e recuperação de metais pesados, em águas superficiais ou subterrâneas, efluentes industriais e solos.

Qual é o objetivo principal da biorremediação do solo?

A biorremediação é uma tecnologia para recuperar, degradar e remediar o contaminante num determinado local através de microorganismos ou enzimas. ... O responsável pelo derramamento é quem tem responsabilidade pelo tratamento do solo contaminado.

Qual papel dos fungos na biorremediação?

Fungos x Biorremediação Nas últimas décadas estudos vêm mostrando que os fungos são capazes de degradar vários poluentes orgânicos, apesar da maioria dos trabalhos desenvolvidos em processos de biorremediação serem com bactérias, e existir uma pouca valorização da utilização dos fungos.

Quais são os tipos e como funciona o processo de biorremediação?

Sendo que existem dois tipos: Biorremediação in situ, na qual o tratamento biológico é feito no próprio local; e biorremediação ex situ, em que o material contaminado é removido para outro local, onde será tratado.

O que é e como se faz a biorremediação de solos contaminados?

Biorremediação é um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (como fungos e bactérias) e de enzimas.

O que é a biorremediação do solo?

A biorremediação envolve a utilização de microorganismos, de ocorrência natural (nativos) ou cultivados, para degradar ou imobilizar contaminantes em águas subterrâneas e em solos. Neste caso, geralmente, os microorganismos utilizados são bactérias, fungos filamentosos e leveduras.

Quais as formas de realizar a biorremediação de metais pesados?

No caso dos metais, devido à sua não biodegrabilidade, a biorremediação pode ser alcançada fundamentalmente com a solubilização, estabilização, retenção ou alteração da especiação, com redução da toxicidade dos metais presentes no solo.

Como os fungos podem ser usados na biorremediação?

Como os fungos apresentam grande capacidade de adaptação à presença de metais pesados no solo, a biorremediação utilizando fungos torna-se muito promissora na recuperação de áreas degradadas com metal pesado (Gaad, 2000.

Quais seres vivos são utilizados para realizar a biorremediação?

Bactérias dos gêneros Bacillus, Pseudomonas, Rhodobacter e Achromobacter são exemplos de microrganismos capazes de degradar petróleo e seus derivados por um processo conhecido como biorremediação. Além das bactérias, fungos e plantas também são utilizados para remover ou degradar contaminantes ambientais.

Qual é o tipo de digestão dos fungos?

Digestão extracorporal - tipo de digestão que ocorre em fungos em que as hifas segregam enzimas hidrolíticas que lançam sobre o alimento, ocorrendo uma digestão extracorporal, em que as moléculas complexas ou insolúveis são decompostas em moléculas simples e solúveis que, posteriormente, são absorvidas.

O que é biorremediação de solos contaminados?

Uma estratégia para eliminação dos HAPs dos solos contaminados é através da biorremediação, que é a utilização de processo ou atividade biológica para transformar os contaminantes em substâncias inertes (HOLLINGER et al., 1997).

Quais as principais técnicas de biorremediação?

Ainda de acordo com a revisão realizada, as principais técnicas utilizadas para a realização da biorremediação foram in situ, passiva, bioestimulação, bioventilação, bioaumentação, ex situ e landfarming.

Qual a característica que os fungos possuem que os faz serem bons alvos para processos de biorremediação?

nidulans, indicando não ser o organismo próprio para o processo de biorremediação. Como os fungos apresentam grande capacidade de adaptação à presença de metais pesados no solo, a biorremediação utilizando fungos torna-se muito promissora na recuperação de áreas degradadas com metal pesado (Gaad, 2000.

Mais tópicos