Quais são as literaturas africanas?

Quais são as literaturas africanas?

  • 15 livros de introdução à Literatura Africana. ...
  • Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. ...
  • O primeiro amor é sempre o último, de Tahar Ben Jelloun. ...
  • O outro pé da sereia, de Mia Couto. ...
  • Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. ...
  • Desonra, de J. M. Coetzee. ...
  • Sem gentileza, de Futhi Ntshingila.
Mais itens...•1 de dez. de 2017

O que podemos entender por literatura africana?

Também promove uma escrita dinâmica mestiça resultado dos diálogos entre as formas de textualidade das línguas européias escritas e formas de textualidade das línguas nativas. A literatura africana é uma literatura de luta e conflito, ela discute de forma ambígua com a tradição, a literatura colonial e com seu tempo.

Quais os principais autores e obras da literatura africana?

Escritores e obras da literatura africana
  • Wole Soyinka: Nigéria. ...
  • Nadine Gordimer: África do Sul. ...
  • Naguib Mahfuz: Egito. ...
  • Mia Couto: Moçambique. ...
  • José Eduardo Agualusa: Angola. ...
  • José Luandino Vieira: Angola. ...
  • J.M. Coetzee: África do Sul. ...
  • Pepetela: Angola.
Mais itens...

Como iniciou a literatura africana no Brasil?

Contudo, a partir do final dos anos de 1970, a Ática começou a desenvolver o que viria a ser o primeiro projeto orgânico de uma produção literária africana no Brasil: A Coleção “Autores Africanos” (CAA), vindo a compor uma espécie de “mapa literário” do continente africano, haja vista que a antologia lançou diversos ...

Por que devemos estudar literatura africana?

Concluímos que a utilização da Literatura africana em sala de aula se torna uma ferramenta no ensino e aprendizagem de História do Brasil, para uma melhor compreensão e reflexão da nossa própria História, elucidando as inter-relações entre o continente africano e o americano. Palavras-chave: História da África.

Quais são os maiores escritores literários africanos dos países de língua portuguesa?

A literatura exercitada neste continente ganhou repercussão mundial por meio de autores renomados e premiados, como Wole Soyinka, da Nigéria; Nadine Gordimer, da África do Sul; e o egípcio Naguib Mahfuz, todos eles detentores do Prêmio Nobel de Literatura.

Como se desenvolveu a literatura africana?

A literatura africana tem suas raízes no movimento que ficou conhecido como negritude, sendo que a primeira leva dos escritores participou do primeiro congresso de escritores da África no ano de 1956, contendo textos e poesias inspirados nas revoltas que possuíam caráter anticolonialista. ...

Qual o papel da literatura depois da colonização portuguesa nos países africanos?

A literatura parece ter sido um dos grandes instrumentos difusores dos anseios por liberdade dos países africanos de língua portuguesa, porém devemos demarcar que tais literaturas estão ainda vivendo um período de nascimento e que estão, por isso, passando por um momento muito importante nos dias atuais.

Qual a importância de se trabalhar com a história a cultura e a literatura dos povos africanos nas aulas de língua portuguesa e literatura?

O estudo sobre a história e cultura Afro-Brasileira e Africana também insere um processo de luta pela superação do racismo e desigualdade, assim as ações pedagógicas diante da lei nº 10.639/03 podem ser vistas como uma medida para impulsionar grandes mudanças na escola e na sociedade, fazendo com que as crianças ...

O que é literatura africana principais autores e obras?

Os principais autores da literatura africana são Wole Soyinka, autor nigeriano quase desconhecido no Brasil, mas que ganhou o Nobel de Literatura no ano de 1986, sendo considerado o dramaturgo mais importante de todo o continente; Neguib Mahfuz, egípcio; Nadine Gordimer, que também foi um dos grandes nomes da África do ...

Quais são os dois poetas que se destacaram como escritores africanos de língua portuguesa?

A literatura de São Tomé e Príncipe é ainda pouco representativa no contexto das literaturas africanas de língua portuguesa. No entanto, São Tomé e Príncipe tem sua presença assegurada na história da literatura africana com escritores como Francisco da Costa Alegre e Francisco José Tenreiro.

Qual a origem da literatura africana em língua portuguesa?

A literatura africana de expressão portuguesa nasce de uma situação histórica originada no século XV, época em que os portugueses (cronistas, poetas, historiadores, escritores de viagens, homens de ciências e das grandes literaturas europeias) iniciaram a rota de África, continuando depois pela Ásia, Oceânia e América.

Qual o papel da literatura no processo de descolonização?

Destacada importância da literatura no processo de descolonização de África. ... Salientou que as obras literárias dos escritores africanos, traduzidas em diversas línguas, convenceram as vontades, as consciências e mobilizaram todo mundo para a libertação do povo africano.