Como a brinquedoteca hospitalar pode ser caracterizada?

Como a brinquedoteca hospitalar pode ser caracterizada?

Brinquedoteca Hospitalar pode ser compreendida como um Laboratório de Ensino- Aprendizagem, onde o paciente pequeno poderá, diante de seu quadro orgânico e psicológico, se sentir livre para brincar, fazendo-o dentro de sua singularidade – no mundo.

Qual a importância de uma brinquedoteca em um hospital?

A brinquedoteca hospitalar atua, também, como uma facilitadora da comunicação entre profissionais da saúde, as crianças e seus familiares, pois propicia tranquilidade, descontração, descanso e aumento da segurança.

Qual a importância da brinquedoteca dentro das unidades pediátricas?

Conforme CUNHA E VIEGAS, 2004, a brinquedoteca hospitalar é de extrema importância para a compreensão e aceitação da doença e para a evolução do tratamento por parte da criança e os objetivos da brinquedoteca compreendem: preservar a saúde emocional da criança; preparar a criança para lidar com situações difíceis ...

Porque brincar no hospital?

O brincar no contexto hospitalar O brincar é essencial para a criança, inclusive hospitalizada. Mesmo em situações estressantes ela pode beneficiar-se dele, possibilitando relaxamento e compreensão da situação (Ribeiro, 1998).

Qual as vantagens benefícios de uma brinquedoteca em um hospital e as dificuldades desafio?

Com a instalação da brinquedoteca no hospital, pode-se facilitar a recuperação da criança, bem como contribuir para a redução no tempo de internação. A Declaração Universal dos Direitos da Criança afirma que a criança tem direito à recreação, e o mais importante para ela é o brincar.

Qual a importância do espaço lúdico no ambiente hospitalar pediátrico?

O período de internação pode tornar-se traumático na vida da criança, pois geralmente a mesma está em um ambiente diferente do habitual. ... Evidencia-se que há aproveitamento do Espaço Lúdico para a criança em condição hospitalar de modo a colaborar com o bem-estar do cliente pediátrico.

É possível aprender e brincar no hospital?

Brincar no hospital: estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil 1. Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento.

Quando surgiu a brinquedoteca hospitalar?

Em 1994 foi criada a Brinquedoteca do Instituto da criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Fundação ABRINQ. Foi implantada em dezembro de 1994, com objetivo de amenizar o processo de internação das crianças.

Como os jogos brinquedos e brincadeiras podem contribuir para a promoção à saúde?

A brincadeira é uma ferramenta de auxílio do entendimento da hospitalização pela criança. Esta que, ao brincar, expressa seus sentimentos interpretando-os e ressignificando de acordo com o desenrolar da brincadeira. Do mesmo modo, o jogo favorece a construção emocional pela criança quando obtém êxito na construção.

Quais os benefícios do Ludico no ambiente hospitalar?

Conclusão: O lúdico no ambiente hospitalar proporciona a criança melhor aceitação ao tratamento e adaptação a esse ambiente, bem como uma maior socialização com as outras crianças e profissionais, facilitando a interação e compreensão da criança hospitalizada.

Quando surgiram as brinquedotecas no Brasil?

No Brasil, o movimento surgiu por volta dos anos 70 como resultado dos estudos da Profa. Tizuko Morshida Kishimoto e com a abertura de um espaço na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, cujo objetivo era de que os pais pudessem brincar com seus filhos e auxiliarem no seu desenvolvimento.

Quando e onde surgiu a primeira brinquedoteca no Brasil é quem comandava o projeto?

Surgimento da Brinquedoteca pelo mundo: No Brasil o primeiro projeto de brinquedoteca surgiu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em 1971. ... Como a exposição foi um sucesso, a APAE implantou a Ludoteca, um sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos.

Qual a importância que os jogos brincadeiras e brinquedos tem como instrumento de aprendizagem?

Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado.

Qual a importância de desenvolver atividades lúdicas com o paciente?

O brincar beneficia as crianças, tornando-as mais receptivas aos serviços de saúde, aos procedimentos que serão realizados e principalmente a quimioterapia, adquirem uma confiança maior com os profissionais de saúde, diminuição do estresse, amenizando, assim, o sofrimento frente ao quadro clínico vivenciado.