O que é cintura escapular anatomia?

O que é cintura escapular anatomia?

Cintura escapular designa, em anatomia, a porção mais elevada do membro superior, composta pela escápula e clávicula. Completando um pouco mais, a cintura escapular está formada por os ossos supracitados e por dezenas de ramificações nervosas, linfáticas e circulatório.

Quantas articulações tem a cintura escapular?

A cintura escapular é formada por 5 articulações (gleno umeral, esterno clavicular, acrômio clavicular, córaco clavicular e escápulo torácica).

O que são cinturas anatomia?

Cintura é a parte do corpo dos vertebrados onde articulam-se os membros. Os membros superiores encontram-se associados à cintura escapular que são o tórax, abdômen ou abdómen e a pelve ou pélvis. Enquanto os inferiores são inseridos na cintura pélvica que é o quadril, pernas, coxas, e pés.

Quais são os músculos que formam a cintura escapular?

A cintura é composta por músculos que ligam à coluna vertebral a escápula que são o trapézio, grande dorsal, romboides (maior e menor) e levantador da escápula. É composta também por músculos que ligam o tórax a escápula que são os peitorais (maior e menor), subclávio e serrátil anterior.

Qual a função da cintura pélvica e da cintura escapular?

A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax. Já a cintura pélvica suporta o tronco e permite a ligação dos membros inferiores. A seguir conheceremos os ossos que formam os nossos membros.

Quais as articulações que fazem parte de toda a cintura escapular e quais as suas funções?

A cintura escapular é composta por duas articulações, a esternoclavicular e a acromioclavicular. A cintura escapular está unida ao tronco por músculos e pela articulação esternoclavicular.

Mais tópicos