Qual o tratamento para hipotireoidismo subclínico?

Qual o tratamento para hipotireoidismo subclínico?

O tratamento com Levotiroxina é seguro neste grupo de pacientes e as doses utilizadas são menores do que aquelas utilizadas no hipotireoidismo franco. A monitorização do tratamento deve feita com a dosagem de TSH a cada 4 semanas e a dose da droga ajustada a fim de manter os níveis adequados para cada trimestre.

Quais sintomas do hipotireoidismo subclínico?

QUADRO CLÍNICO E REPERCUSSÃO CLÍNICA: a maioria dos pacientes com hipotireoidismo subclínico é assintomática. Alguns estudos mostram maiores taxas de sintomas depressivos, qualidade de vida reduzida, fadiga, fraqueza muscular, ganho de peso, intolerância ao frio e constipação intestinal.

Quando tratar hipotireoidismo subclínico?

É consenso tratar o hipotireoidismo subclínico apenas nos indivíduos com TSH superior a 10mUI/L e grande risco de desenvolver hipotireoidismo, ou seja, com a presença de anticorpos antireoidianos presentes.

Quais as causas do hipotireoidismo subclínico?

As causas frequentes do hipotireoidismo subclínico são as mesmas do hipotireoidismo primário. A causa mais comum é a tireoidite crônica autoimune ou doença de Hashimoto.

Como diagnosticar hipotireoidismo subclínico?

Embora a glândula já não funcione como deveria, ainda é capaz de produzir hormônios tireoidianos estimulada pelos níveis elevados de TSH. Assim o diagnóstico do hipotireoidismo subclínico é definido pela presença de níveis elevados do TSH e normais do T4 Livre na circulação sanguínea.

Quando é considerado que uma pessoa tem hipotiroidismo?

Já o hipotireoidismo apresenta níveis de TSH acima do normal, com T4 livre abaixo do esperado para sexo e idade. Em algumas situações essa correlações entre o TSH e o T4 livre se perde e pode ser necessária a complementação diagnóstica com a dosagem de outros hormônios.

Quando começar a tratar hipotireoidismo?

Pode-se começar o tratamento de hipotireoidismo com a reposição de levotiroxina sódica na dose de 1,5 μg/kg/dia no adulto jovem e 1 μg/kg/dia total no idoso hígido abaixo dos 65 anos (sem antecedentes de cardiopatia3(B).

Quando tratar TSH alto?

Quando o TSH está acima do valor de referência e <10 mUI/L, a decisão de tratar vai depender da presença de sintomas de hipotireoidismo, níveis de anti-TPO elevado, presença de bócio, de doença cardiovascular, deinsuficiência cardíaca ou fatores de risco cardiovasculares.

O que é tireoide subclínico?

O hipertireoidismo subclínico é uma alteração na tireoide em que a pessoa não apresenta sinais ou sintomas de hipertireoidismo, porém possui alterações nos exames que avaliam a função da tireoide, devendo ser investigada e verificada a necessidade de tratamento.

Como funciona o tratamento do hipotireoidismo?

O tratamento para o hipotireoidismo é relativamente simples e deve ser feito através da reposição hormonal com a toma de hormônios sintéticos, a Levotiroxina, que contém o hormônio T4, e que deve ser tomado em jejum, pelo menos 30 minutos antes de tomar o café da manhã, para que a digestão dos alimentos não diminua a ...

É possível desenvolver hipotireoidismo?

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.

Mais tópicos